Este túnel da ferrovia do trigo é o túnel 21, também conhecido como o túnel furado. Tem pouco mais de 3 km de extensão. O nome se deve a um buraco no teto que não se sabe como se formou, se por erosão, ou por erro na construção.

Para chegar lá é preciso pegar uma estrada no centro de Roca Sales, ao lado da igreja. Tem um pouco de asfalto, depois é chão. Passa pelo antigo pátio ferroviário. Mais adiante é só seguir as placas indicando o túnel 21. Depois de passar por uma comunidade, com placas alertando para ter cuidado com as crianças, chega-se aos trilhos. O GPS pode mandar seguir em frente, mas não atravesse os trilhos. Siga pela estrada à esquerda alguns metros até uma casa.


Depois é só caminhar pelos trilhos. Menos de 500 metros. Depois de uma curva tem um túnel pequeno.


Atravessando este pequeno túnel, mais alguns metros e lá está o túnel 21.


É bom levar uma lanterna. O buraco no túnel fica a poucos metros da entrada.

Aquela luz que aparece ao fundo é de uma máquina de manutenção da ferrovia, que passou em seguida. Pensei que era um trem completo, mas apenas uma locomotiva pequena. No horário mais perto do meio-dia o Sol está mais a pino, então o túnel fica mais iluminado. Passei por lá por volta de 14:30 hs.

Se for caminhar ao longo do túnel até o final, não esqueça que são mais de 3 km.

Uma caminhada até o furo no túnel já é suficiente…

Leve água, lanterna e use tênis bom para caminhadas. Caminhar sobre os dormentes da ferrovia pode ser meio cansativo às vezes, mas o passeio vale a pena. Confira mais fotos de minhas viagens lá no Instagram.
Por que do “furo”?
CurtirCurtir