A barragem de Passo real é o maior lago artificial do Rio Grande do Sul. A usina foi construída lá pela década de 70 e mudou o panorama da região. Hoje, o nível está baixíssimo, devido à falta de chuva causada pelo La Niña. E o pior é que o fenômeno continua, o que significa que a falta de chuva vai permanecer pelos próximos meses. Passei pela região da barragem na semana passada e me assustei com a falta de água.

Uns 3 anos atrás, quando estive por lá, a situação era outra.

A barragem é importante para a economia da região. Por onde passei, no município de 15 de Novembro, há condomínios e restaurantes às margens da barragem. O nível baixo afasta os turistas.


Além de 15 de Novembro, outros municípios também se beneficiam da lagoa. Esta estrada por onde passei leva à cidade de Fortaleza dos Valos.


Uma pena ver o lago da barragem nesse estado.

A estrada que liga 15 de Novembro e Fortaleza dos Valos tem asfalto, mas eu acabei pegando outra estrada, de chão, para seguir em direção a Ibirubá.

As estradas da região estão boas, apenas com alguns trechos de pedras. É uma área do RS muito bonita para passear, mesmo com o nível baixo da barragem. Confira mais fotos de viagens lá no Instagram.