Hoje é nossa última noite em Minas Gerais neste roteiro. Passamos uma semana em terras mineiras. Gosto desse estado pela diversidade. Aqui tem de tudo. História, natureza, boa gastronomia, o melhor café do Brasil e muito mais. Minas tem a maior malha rodoviária do País, mas algumas estradas estão sem manutenção. A que pegamos hoje era boa.
Esta parte do estado fica perto da divisa com São Paulo. Tem muita Serra. Saímos de Pouso Alegre e passamos por várias cidades até chegar a Poços de Caldas. Uma delas é Santa Rita de Caldas, considerada a capital mineira da fé.
A região aqui é alta. Em alguns momentos chegamos a 1.300 metros de altitude. Perto de Santa Rita, tem um trecho curioso na estrada.
Tinha uma pedra no caminho, então fizeram a estrada em volta e a pedra virou um Mirante.
Pena que árvores cresceram e cobriram a paisagem, mas é possível fotografar de outro lugar.
Em outro ponto da estrada a paisagem também é bonita.
Bem, chegamos a Poços de Caldas bem no começo da tarde. Aproveitamos para caminhar bastante pelo centro. A praça principal tem um coreto, que é mais ou menos tradição em Minas. Muitas cidades tem um coreto na praça.
Bem na frente da praça fica o Palace Hotel, um dos mais antigos do país.
Outra coisa muito legal em Poços de Caldas. Há muitas cafeterias com mesas na calçada. Uma delas, a Doce da Roça, é a minha preferida.
O café é coado na hora.
Poços de Caldas tem como grande atração um parque de águas termais, que no momento está fechado. É uma cidade média, com um ótimo clima e muito boa para passear.
Amanhã começamos a descer. Vamos para Campinas. A volta a Porto Alegre está prevista para o domingo. Ainda temos alguns dias de passeio.