Minas, ô trem bão

Trem é uma expressão bastante usada em Minas Gerais. Afinal, o estado tem uma grande malha ferroviária. Quem circula de carro por Minas costuma encontrar trens transportando principalmente minério. Foram os trens que também ajudaram a levar o progresso para todos os cantos. Hoje passamos por Ribeirão Vermelho, um dos menores municípios mineiros, que fica a 270 km de BH. A cidade está às margens do Rio Grande e tem uma antiga estação ferroviária.

O prédio original foi construído em 1888. Não sei se é o mesmo que está lá hoje. Ao lado tem um prédio circular que era chamado de rotunda, um lugar para a manutenção de trens.

Toda a área da ferrovia fica às margens do Rio Grande e é a parte mais antiga de Ribeirão Vermelho.

A ponte sobre o Rio Grande é rodo ferroviária. Passa carro e passa trem. Tem um semáforo, porque é de pista única.

Quando chegamos na cidade tinha um trem com dezenas de vagões parado, esperando o sinal verde para atravessar a ponte. Os trilhos passam bem ao lado do centro.

Tem uma barragem a 30 km de Ribeirão Vermelho e por toda cidade há cartazes indicando rotas de fuga em caso de algum acidente. Se a barragem romper, por exemplo, é preciso evacuar a cidade.

A maioria dos trens que circulam por aqui transportam minérios. Não é a toa que o estado se chama Minas Gerais.

O Rio Grande também banha cidades vizinhas a Ribeirão Vermelho. A maior cidade da região é Lavras, que tem um centro bem movimentado. Na frente da praça uma igreja no estilo mais antigo.

E alguns casarões também.

Infelizmente nosso tempo em Minas está acabando. Hoje passamos a noite em Lavras. Depois ainda teremos duas noites em cidades mineiras, antes de voltar para o estado de São Paulo. Vamos aproveitar esse tempo que resta, então…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s