Todo mundo só fala em coronavírus, mas tem um outro problema muito grave no RS. A falta de chuva desde o ano passado afeta bastante todas as regiões do Estado. Esse passeio foi feito em antes da última chuva. A situação crítica era vista na Cascata dos Amores, na estrada para Pinto Bandeira. A cascata era assim.
Veja como estava:
O Salto Tomasini, que fica na mesma estrada e pode ser visto do Caminhos de Pedra na Casa dos Doces, era assim.
Depois ficou desse jeito.
O rio Caí estava bem baixo. O Rio das Antas também. Assim estava a vista do Belvedere dos Sonda, em Nova Pádua. O cachoeirão praticamente sumiu.
No vale do Rio Pardo, a situação também foi grave. O Lago Dourado perdeu 2 cm por dia em Santa Cruz do Sul. A foto abaixo é antiga.
O lago abastece a cidade. Segundo o jornal Gazeta do Sul, foi o período mais crítico da história. Vejam como estava o lago:
No Oeste, o Rio Uruguai estava tão baixo que em alguns locais era possível atravessar a pé. Este ano de 2020 é perdido, porque está quase tudo parado na economia. O ano de 2021 será de quebradeira geral, caos econômico, porque a produção agrícola será afetada pela falta de chuva. Há leve indício de um La Niña, o que significa que o Estado irá enfrentar novo período de pouca chuva. Futuro negro teremos pela frente. Confira mais fotos de viagens no Instagram.