Existe no Estado de Goiás uma cidade chamada de Goiás. Também é conhecida como Goiás Velho, já que foi a primeira capital do estado. Foi fundada em 1729 e hoje é uma cidade histórica. Fica a uns 140 km de Goiânia, rumo ao norte pela GO-070. Esta rodovia tem um pega ratão na saída de Goiânia. Há vários pardais com limite de velocidade de 60 km/h até que de repente aparece um de 40 km/h. Fácil para multar os desavisados. Eu acabei multado. Passei a 52 por hora e o limite é de 40. Estava acostumado com os 60 dos pardais anteriores e me dei mal. A rodovia tem um longo trecho duplicado, alguns buracos, mas fica ruim mesmo na chegada a Goiás Velho, onde há enormes crateras. Podiam pelo menos utilizar o dinheiro das multas para tapar os buracos. Nota Zero para a Goinfra, a empresa que cuida das estradas em Goiás. Mas chegar a Goiás Velho vale a pena. A cidade tem uma enorme quantidade de casas antigas.
É a cidade da poeta Cora Coralina e na casa onde ela morou fica o museu da escritora.
No dia em que visitei Goiás Velho fazia muito calor e foi difícil caminhar pelas ruas estreitas.
A cidade de Goiás deixou de ser a capital do Estado em 1937.
Dizem que a região é quente e abafada o ano inteiro. Então se for visitar Goiás, leve bastante água.
De maio a setembro chove menos. Em janeiro e fevereiro pode ser bem chuvoso. Eu tive sorte, fui em fevereiro e não choveu.
A semana santa e o carnaval são os períodos de maior movimento de turistas. Há poucos hotéis por lá.
Em Goiás há um lugar para comprar doces, que são bem variados.
Tem restaurantes também. Os mais baratos ficam bem no centro. Eu me hospedei em Goiânia e fiz passeio de um dia até Goiás. Acho que foi uma boa escolha. Vale a pena conhecer esta cidade, mas não sei se é legar ficar hospedado por lá. De Goiânia até Goiás não tem pedágios. Apenas lombadas eletrônicas e alguns buracos na pista. No próximo post mais um ponto turístico dessa bela região goiana. Confira ainda meu perfil lá no Instagram.
Que bela cidade! Poderia ser melhor divulgada pelas autoridades de turismo.
CurtirCurtir
Sem dúvida.
CurtirCurtir