Laguna é uma das praias mais populares do Litoral Sul catarinense. A primeira vez que estive por lá foi na década de 80. Na década de 90 voltei uma vez. Depois, só agora em 2019, no começo de dezembro. A cidade cresceu bastante, principalmente para os lados da praia do Mar Grosso. Muitos prédios novos na Beira-mar. Fiquei no mesmo hotel da última vez, o Ravena. De frente para o Oceano.
A praia do Mar Grosso tem de um lado os molhes e do outro, umas pedras, que se a separam da praia do Gi.
Não tenho o hábito de ficar parado na praia. Gosto de caminhar e, se for o caso, tomar um banho de mar e sair. No dia em que fiquei em Laguna caminhei mais de 5 km na beira da praia. Muito bom. A parte das pedras que separa as duas praias é bem bonita.
O Hotel Ravena é bem antigo, mas está conservado. Tem piscina e fica na beira do mar. Como não gosto de ficar muito tempo no mesmo lugar, dois dias depois saí de Laguna. Antes, fiz um tour pelo centro histórico. Laguna é uma das cidades mais antigas do País. Foi fundada em 1676. Isso dá para se notar caminhando pelo centro. Ruas bem estreitas e casario antigo.
No centro também fica a casa de Anita Garibaldi. Na verdade ela não morou lá. Parece que apenas foi o local onde se preparou para o primeiro casamento. Tem um museu hoje.
Laguna tem muitas casas antigas para fotografar. Pena que os carros estacionados estragam a cena.
O centro fica bem na beira do mar, ou da Laguna.
Também no centro tem o acesso para um morro com um mirante.
A Fonte do Carioca é bem antiga, mas até hoje tem gente pegando água por lá. É de graça.
Ao lado tem um museu.
O prédio foi construído para lembrar uma tradicional quinta portuguesa.
Bem, de Laguna subi um pouco a Serra até Orleans e depois segui para Nova Veneza. A foto abaixo é de uma paisagem da região de Gravatal.
Chegando a Nova Veneza, fotografei esta casa, na estrada para Siderópolis.
Nova Veneza é um pólo de gastronomia italiana e atrai muitos turistas nos fins de semana. No centro tem uma rua coberta.
Nova Veneza é um exemplo de como o turismo gera renda. Há alguns anos passei por lá e tinha poucas atrações. Hoje são inúmeros os restaurantes que funcionam por lá. Na praça do centro tem uma gôndola de Veneza, na Itália, que é atração. Uma das vantagens de circular de carro por SC é que a gasolina é mais barata do que no RS. Aliás, SC já passou na frente do Rio Grande e hoje é um Estado em pleno desenvolvimento. Um exemplo para o RS. Confira também minhas fotos lá no Instagram.