O Jardim das Esculturas fica localizado no interior de Julio de Castilhos, a quase 80 km de Santa Maria. O acesso mais fácil é a partir de Nova Palma, com 10 km de estrada de chão. A partir da BR-158 passando por Ivorá tem mais chão, mas a estrada não é ruim e está sinalizada. Há placas mostrando o caminho e não tem como errar. O Jardim tem mais de 600 esculturas em pedra que, segundo o autor, refletem sua busca física e espiritual. É considerado o maior espaço de Esculturas em Pedra de Arenito na América Latina esculpida por um único artista. O artista em questão é Rogério Bertoldo.
O ingresso custa 20 reais, mas há meia para idosos. Crianças até 12 anos pagam 12 reais. O jardim das Esculturas existe desde 2005. As obras são expostas em grupos temáticos.
O visitante pode caminhar no meio das esculturas e, aos poucos, ir descobrindo o que o parque tem a oferecer. É um lugar de paz, aconchego e descanso.
Há, por exemplo, a trilha até o Morro do Silêncio. Cerca de meia hora de caminhada tranquila.
No caminho há vários obstáculos que podem ser facilmente ultrapassados.
No alto do morro.
Eu, pessoalmente, achei mais interessante a trilha até o morro. Na volta se faz um caminho diferente.
O parque ganha em média de uma à duas peças por mês. Ainda é possível visualizar o escultor trabalhando na sua oficina. O acervo é uma exposição permanente de propriedade particular. As esculturas não estão à venda.
É, no mínimo, um passeio diferente e curioso. Se você for em dia quente, leve água. Use roupas e calçados leves. Caminhe no parque com calma e desfrute da tranquilidade e do silêncio. o Jardim das Esculturas está aberto ao público de segunda-feira à quinta-feira das 13h às 16h e sextas-feiras, sábados, domingos e feriados nacionais das 9h às 17h. Confira mais fotos de minhas viagens no meu perfil no Instagram.