O Teatro Prezewodowski foi inaugurado em 1886 e é o segundo mais antigo da América Latina. Está em funcionamento até hoje. O prédio fica bem no centro da cidade, na frente da praça.
Estive em Itaqui em Outubro, no roteiro para conhecer as cidades que faltavam no RS. Ainda sobrou tempo para fazer um tour pela parte interna do teatro.
Tinha um pessoal preparando o palco para alguma atração. Acontece todos os anos por lá o festival de teatro de Itaqui. O nome do teatro é uma homenagem ao capitão-tenente da Marinha Brasileira Estanislau Prezewodowski, que participou da Guerra do Paraguai.
Itaqui é uma das cidades mais antigas do RS e tem muitos casarões espalhados pelo centro e arredores.
A cidade está localizada às margens do Rio Uruguai.
Para chegar a Itaqui a partir de Uruguaiana tem que atravessar uma ponte de ferro que é histórica. A ponte permite apenas a passagem de carros em um único sentido, por isso há um semáforo. Quando passei por lá havia caminhões na minha frente, então não foi possível fotografar a ponte. Pretendo retornar a Itaqui para conhecer melhor seus prédios históricos.
Visitei Itaqui no segundo dia do roteiro para conhecer novas cidades gaúchas. No próximo Post, mais uma cidade histórica: São Borja. E o encerramento das cidades que faltavam na Fronteira Oeste. Confira também meu perfil no Instagram, com mais fotos.
Pingback: O Café Cambará da Rota do Sol | Viajando com MarcosH