O Rio Grande do Sul tem 497 municípios e eu conheço todos. Não sei de mais ninguém que tenha esse feito no currículo. Estive nas 497 cidades gaúchas. Até mesmo naquelas com difícil acesso. A meta foi atingida em 10 de outubro, em Giruá, no Noroeste.
Giruá fica perto de Santa Rosa e é uma cidade de pequena para média. A viagem para encerrar as 497 cidades durou 6 dias. Rodei 2.600 km saindo de Porto Alegre para a Fronteira Oeste e depois Missões. A primeira cidade que visitei foi Barra do Quaraí, na fronteira com o Uruguai.
A partir daí visitei mais 30 cidades, fechando todas do RS. A viagem teve de tudo. Estrada asfaltada com buracos, muito chão – foram quase 200 km em estrada de terra – e travessias de balsa em rios. Cruzei o rio Piratini e o Riu Ijuí, num total de 4 passagens de balsa.
Nos 200 km de estrada de chão teve alguns trechos ruins e outros nem tanto, mas muito pó.
Passei por locais históricos, como o sítio arqueológico de São Nicolau, com ruínas das Missões.
E conheci várias cidades às margens do majestoso Rio Uruguai.
Tudo isso será contado em mais detalhes a partir do fim do mês. Tenho vários Post agendados no site e depois começa a saga dos últimos 31 municípios que faltavam para conhecer no RS. Não é fácil percorrer estas nossas estradas, com motoristas mal educados, intolerantes, buracos, falta de sinalização e, principalmente, falta de fiscalização das polícias rodoviárias. No caderno de Turismo de ZH de hoje, 15 de outubro, sai uma matéria sobre nossa viagem – minha e da Kátia -, na coluna da Rosane Tremea.
Como não sou assinante de ZH não tenho como postar o link da matéria, mas está lá no jornal. Mais adiante vou falar detalhadamente sobre esta viagem. De mais, continuo viajando, já com novos planos. Confira as fotos de minhas viagens lá no Instagram.