Filipinas sai vencedora em Nova Prata

O festival internacional de folclore de Nova Prata é tão bom que tem até competição entre os participantes. Seis países disputaram este ano. As Filipinas ganharam mais uma vez. Eu estava torcendo para a Rússia.

Estive em Nova Prata no sábado e no domingo. No sábado à noite assisti às apresentações dos 6 concorrentes. O primeiro foi o México.

A Romênia.

Filipinas, campeões de 2019.

Bulgária.

E Eslováquia.

Na verdade todos são vencedores, porque o festival estava sensacional. No total, 11 países se apresentaram no evento, embora somente 6 estavam participando da competição. Pena que foram apenas 5 dias. Poderia ser mais. O festival movimenta toda a cidade de Nova Prata e a região. Incrementa o turismo e a integração. A apresentação das danças acontece no ginásio de esportes, sempre lotado. Mas quem circulava pela praça no centro da cidade, tinha à disposição outras atrações. A feira gastronômica era de dar água na boca.

Não era uma praça de alimentação qualquer, mas um verdadeiro festival gastronômico. Tinha pastel, hamburguer, pizza e doces, entre outros. Tudo preparado na hora.

Tudo de alta qualidade.

Na praça havia ainda a Feira do Livro e a Feira de Artesanato. Tudo isso junto ajudou a atrair público de toda a região e cidades mais distantes. Eu tive a oportunidade de visitar Nova Prata a convite da prefeitura e da organização do festival. O grupo de jornalistas visitou outras atrações, como o Parque de Águas Termais Caldas do Prata, que fica às margens do Rio da Prata e ao lado da cascata da Usina.

O parque tem várias piscinas com água bem quente.

Atrai turistas de várias cidades. Outra atração de Nova Prata é a casa polonesa, no centro.

Quase ao lado fica a floricultura Canto Flora, onde fomos recebidos com um abraço e muito carinho.

Depois voltamos para a praça para um lanche especial.

Era hora de se preparar para as apresentações da noite. Foram mais de três horas de música e dança, mas a gente nem sente o tempo passar. Após fomos recebidos na Pizzaria La Parola para um jantar tardio. Um ambiente fino, um atendimento especial e uma pizza…. Bem uma pizza espetacular.

A pizza de cordeiro com mel e molho pesto é algo impossível de definir. Só experimentando para saber. Outro sabor especial foi a de banana com gemada e canela.

Na manhã de domingo às delegações estrangeiras e brasileiras lotaram a igreja matriz, para uma celebração da paz.

O festival de folclore de Nova Prata fechou a décima quinta edição e já está pensando na de 2020. O que fazer para ser ainda melhor? Bem, se repetir o que foi feito este ano, certamente será de muito sucesso. Nov Prata é conhecida como a capital do basalto e tem várias atrações, como este antigo casarão no centro.

O que ficou desta edição do festival de folclore é a certeza de que toda a comunidade está engajada no evento. A cidade fica mais bonita com a presença de delegações de vários países. Ver pessoas de várias etnias circulando tranquilamente pelas ruas e outros pontos da cidade nos dá uma esperança de que um mundo sem ódio e disputas ainda é possível. Russos, mexicanos, filipinos, búlgaros, romenos e eslovacos confraternizaram todas as noites no festival e nas festas paralelas.

Tenho certeza que Nova Prata já está com saudades e já espera a próxima edição. Pela organização e pelo interesse que vi no evento, tenho certeza de que será mais um sucesso. Que venha 2020. Confira agora todos os vencedores de 2019. A Rússia ganhou menção honrosa e foi a escolhida na votação do público. A Romênia ficou com a melhor música e o melhor figurino. O prêmio especial do júri ficou com a Eslováquia. A Bulgária levou o prêmio de melhor coreografia. E o México acabou em segundo lugar. O festival de folclore de Nova Prata não teve o tapete vermelho, mas o evento sem dúvida foi digno de um Oscar. E confira também meu perfil no Instagram.

2 comentários sobre “Filipinas sai vencedora em Nova Prata

  1. Maravilhoso!
    Nova Prata, começou a se destacar culturalmente, no início da década de noventa com o Congresso Nacional da Poesia, quando a cidade virou palco de inúmeras personagens importantes de várias partes do Brasil.Recebemos, sem dúvida, um banho cultural, cujos reflexos , podemos dizer, culminaram com o nascimento de vários outros segmentos culturais. Um deles, podemos dizer, o melhor, o mais importante, o maior, este que acabamos de vivenciar e ,que a cada edição, nos surpreende por sua grandiosidade. O Festival Internacional de Folclore mudou a cara de Nova Prata! Este intercâmbio internacional de culturas é algo fantástico!
    Parabéns Bailado Gaúcho por lançar esta poderosa semente!
    Parabéns Nova Prata por regar esta semente e permitir uma colheita tão generosa!

    Curtir

  2. Foi realmente fantástico. Estou muito feliz de ter participado de tudo isso. Meus preferidos eram México, Filipinas e a Romênia que tbm deu um show.
    Encantada com a cordialidade dos participantes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s