A região da RS-324 em Planalto, Ronda Alta e Nonoai e uma das muitas áreas do Rio Grande do Sul onde há terras indígenas. Perto da cidade de Planalto, por exemplo, as aldeias ficam às margens da RS-324. Bem, nesta viagem que fiz em junho, saí da cidade de Engenho Velho – no Post anterior – por estrada de chão até a RS-324, que está com asfalto novo. No geral, as estradas de chão da área estão boas, com alguns pedregulhos. Três Palmeiras fica bem às margens da RS-324. A foto abaixo é da igreja matriz da cidade.
Quando a cidade é muito pequena, a foto acaba saindo da igreja mesmo. Ou da praça. Ou da avenida principal, como esta abaixo, em Três Palmeiras.
Subindo a RS-324 em direção ao Norte, a próxima cidade é Trindade do Sul, também bem às margens da rodovia. Há pouco o que fotografar, por isso registrei a principal avenida.
Alguns quilômetros a frente fica outra cidade da região. Gramado dos Loureiros.
Depois de Gramado dos Loureiros mudei o rumo um pouco. Fiz um desvio, pegando a estrada que leva a Chapecó, em SC. Meu destino era Nonoai, a maior cidade da região, mas confesso que fiquei decepcionado. Pensei que fosse maior.
A principal praça de Nonoai se chama Getúlio Vargas.
Pegando uma estrada secundária asfaltada , segui para Rio dos Índios, outra cidade minúscula do norte gaúcho. Bem perto da divisa com SC.
De Rio dos Índios segui para o Norte, por estrada de chão. Até Alpestre, bem na divisa com o estado catarinense. Lá tem uma usina hidrelétrica no Rio Uruguai, que será assunto do próximo post. Confira meu perfil no Instagram. No Twitter ou no Facebook.