Para conhecer 4 cidades na região central, fiz um roteiro bem complicado num sábado de maio. A maior parte do trajeto foi por estrada de chão. Geralmente em bom estado, mas perde-se muito tempo porque a velocidade é menor. Saindo de São Pedro do Sul para Toropi, o trecho de 20 Km é asfalto. No caminho, esta casa em ruínas.
Na chegada à cidade, a ponte sobre o Rio Toropi, que em indígena quer dizer toca do tatu.
A cidade de Toropi tem poucas ruas.
De Toropi em diante começa a aventura. É quase só estrada de chão. Até Jari é tranquilo. No caminho, esta paisagem.
Jari parece ser ainda menor do que Toropi.
A viagem seguiu para Quevedos, a poucos quilômetros de distância. Neste trecho da estrada, parece que o Rio derrubou parte da estrutura da ponte.
Quevedos tem uma bela igreja, na frente da praça. E mais nada.
A viagem para São Martinho da Serra foi complicada. O GPS indicou um caminho que, depois, se mostrou errado. Cheguei a uma estrada fechada por uma cerca, dentro de uma propriedade. Perguntando na região, descobri que tinha de seguir até Julio de Castilhos e descer a BR-158. No total foram uns 70 km de chão até chegar lá. A estrada tinha alguns trechos com pedregulhos, mas no geral estava razoável. Da BR até São Martinho da Serra foram mais uns 20 km de chão. Na cidade, pouco o que fotografar.
Esta aventura toda durou uma manhã inteira. Perdi muito tempo procurando a estrada correta, mas no final tudo deu certo. São Martinho da Serra tem um bom restaurante, onde almocei. Depois tive de subir a BR-158 de volta a Julio de Castilhos, para a última etapa do roteiro. Assunto para o próximo post. Confira mais fotos no Instagram. Ou no Twitter.