Pinhal da Serra fica nos Campos de Cima da Serra, quase na divisa com Santa Catarina. O acesso é por estrada de chão a partir de Esmeralda, mas a estrada está boa, já quase pronta para receber asfalto. Pinhal da Serra é muito pequena.
Lá não tem sinal da Vivo.
Depois de Pinhal da Serra, uma estrada asfaltada de 14 km leva até a barragem e a união dos rios Pelotas e Uruguai, na divisa com Santa Catarina. Do lado do RS tem um mirante.
A barragem é relativamente nova.
Fica bem no encontro das águas dos dois rios. O Pelotas está acima da barragem. Depois começa o Uruguai.
É possível passar de carro sobre a barragem, na estrada que liga o RS com SC. Neste vídeo abaixo minha passagem por lá, no começo de dezembro.
Pinhal da Serra é a cidade de número 395 que conheço. Em 2019 pretendo passar de 400. Já tenho alguns roteiros para fazer, mas exigem mais tempo de viagem. As cidades que falta conhecer ficam no centro do RS, Fronteira Oeste, Noroeste e Norte. No total são 497. Atravessando para SC, a primeira cidade é Anita Garibaldi, que tem um ótimo hotel para ficar, o Por do Sol
O hotel fica perto da igreja.
A foto anexa abaixo é na estrada, logo na saída da cidade.
Uma das cidades próximas é Certo Negro, que tem uma igreja bem interessante, de basalto.
Confira também minhas fotos de viagens no Instagram. Ou Twitter.
O RIO PELOTAS NÃO INICIA NESTE LOCAL. INICIA QUANDO DA SUA UNIÃO COM O CANOAS, NO MUNICIPIO DE BARRACÃO/RS.
CurtirCurtir
segundo o cartaz da usina é o rio Pelotas. O rio Canoas nasce em SC, deságua no rio Pelotas e a partir daí se chama Uruguai.
CurtirCurtir