O Vale do Taquari é recheado de atrações turísticas. Tem para todos os gostos. Na cidade de Vespasiano Correa, por exemplo, é possível conhecer um antigo moinho, que ainda está em operação. Bem fácil de chegar. É ao lado do trevo de acesso a Vespasiano, na RS-129. O casal que mora lá recebe os turistas.
Ao lado do moinho tem uma cascata. Eu visitei a região logo depois de uma chuva muito forte e a cascata estava com muita água.
O moinho ainda produz farinha de milho, usando energia gerada pela movimentação da água. Método antigo ainda em uso, poupando energia elétrica.
Vespasiano Correa também é conhecida como o município dos túneis ferroviários e fica entre Muçum e Dois Lajeados, com acesso pela RS-129. A cidade vizinha de Muçum também é chamada de A princesa das Pontes. Esta ponte abaixo fica no Rio Taquari.
É a ponte rodoviária e a ponte ferroviária, com um túnel que até pode ser acessado por turistas. Este túnel ainda não visitei porque a entrada fica numa região que não me inspira confiança. Confira também meu perfil no Instagram. Ou no Twitter.
Muçum é a minha cidade natal. Nasci em Muçum. Minha mãe trabalhou em uma das cooperativas que contribuiu para a construção do Viaduto 13, tanto ela quanto meu tio, tem ótimas histórias do período da construção deste.
Vespasiano Correa era apenas um distrito de Muçum, inclusive, o Viaduto 13 hoje pertence a Vespasiano e não a Muçum, por uma questão de custos da prefeitura de Muçum, hoje eles se arrependem disto. Faz parte.
Grande abraço Marcão!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu sabia que esta cidade tinha algo de especial…
CurtirCurtir