Cidade de população de origem alemã, Dois Irmãos fica bem perto da capital gaúcha. No último fim de semana a cidade celebrou o Kerb, uma festa alemã. Dois Irmãos é conhecida como o berço do café colonial. Foi lá que nasceu este tipo de refeição. Na época, o café era servido para os viajantes que passavam pela região, lá pelas bandas onde hoje fica a BR-116. Não é a toa que em Dois Irmãos, às margens da rodovia, existem vários restaurantes. Na parte urbana do município, onde passa o Arroio Feitoria, tem esta ponte de pedra.
A poucos metros dali fica o antigo moinho Collet, que é um bem histórico tombado, construído ao lado do antigo moinho Blauth. O prédio mantém o antigo maquinário, onde eram produzidos óleo de amendoim, farinha, e mais tarde, beneficiamento de arroz. As engrenagens metálicas foram trazidas da Alemanha. Hoje, infelizmente, o prédio do moinho está com risco de desabamento, devido a problemas na fundação.
Ao lado do moinho, esta casa antiga também está em processo de desmoronamento.
No centro de Dois Irmãos também tem alguns restaurantes que servem café colonial. O centro é bem limpo e organizado, bem típico das cidades com população de origem alemã. Dois Irmãos é a primeira cidade depois de Ivoti, para quem sobe a BR-116. Um pouco antes de Morro Reuter. Confira também meu perfil no Instagram. Ou no Twitter.