Um lugar bem conhecido de quem mora na região de Paverama, mas pouco visitado por pessoas de fora. É uma área particular mas o dono permite o acesso. O Sr. Alberto Machado é bem receptivo. É só ter respeito e educação, não sujar nem fazer baderna. A cascata é muito bonita e vale a pena conhecer.
Tem uma pequena área para banho, mas não sei se é recomendável. Talvez num dia bem quente de verão… É que normalmente a água nesses locais é bem fria.
Para chegar na cascata é simples. Basta pegar a estrada para Paverama a partir da BR-386. Depois de uns 6 km mais ou menos vai aparecer uma pequena placa azul indicando uma saída à direita, para Cabriúva. Uns 3 km adiante tem um local que é uma ponte, meio escondida. Tem uns indicadores brancos que aparecem ao fundo, onde tem árvores. Antes da ponte tem uma entrada à direita.
Siga até esta casa azul.
Estacione o carro a direita e passe pela porteira.
Siga a trilha, que faz uma curva e depois tem uma entrada no meio das árvores, à esquerda de quem desce.
É preciso caminhar com cuidado sobre as pedras.
A caminhada não é longa e vale a pena.
Na volta, o visitante pode aproveitar para comer algumas bergamotas…
A estrada de chão que leva até a cascata está em ótimo estado. Vá com calma, curtindo as paisagens da região.
A cascata da Cabriúva é uma das atrações da cidade de Paverama, que também tem um túnel ferroviário, na localidade de Cerro Azul. Para ver como chegar lá, confira neste POST do Blog. Confira também meu perfil no Instagram. Ou no Twitter.