Paraty, que fica no Litoral Sul do Rio de Janeiro, é uma das cidades históricas do País que vale a pena conhecer. Para chegar lá de carro, você pode sair do Rio de Janeiro ou de São Paulo. É só pegar a BR-101. Eu cheguei a partir do Sul, do estado de São Paulo.
Como todas as cidades históricas brasileiras, Paraty tem ruas estreitas e calçamento irregular na parte mais antiga. Melhor é deixar o carro no hotel ou na pousada e sair a pé.
É por lá que acontece a Flip, um dos eventos literários mais famosos do País. Melhor é visitar a cidade fora da temporada de turismo, porque o movimento é menor.
Paraty tem uma infinidade de pousadas e hotéis. Há para todos os gostos, desde os mais simples aos mais caros.
A cidade fica entre a Serra do Mar e o Oceano. É um lugar para passear e caminhar, não recomendo muito para quem está à procura de uma boa praia.
Se você for de carro, lembre-se que a BR-101 é uma rodovia de pista simples, muito movimentada no verão. Em épocas de chuva, está sujeito a queda de barreiras e bloqueio de pista.
Lembro que no Litoral Paulista há uma infinidade de lombadas, o que não permite manter uma velocidade constante. Na viagem entre Santos e a divisa com o Estado do Rio de Janeiro contei mais de 100 lombadas. Estive duas vezes em Paraty, a última há mais de 10 anos. Mas com certeza a cidade – e a estrada – não mudaram. Confira também meu perfil no Instagram. Ou no Twitter.