A distância entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes é de 50 Km por estrada de chão. Por asfalto, é quase três vezes mais. Mas será que vale a pena pegar estrada sem asfalto? Depende da disposição. O tempo de viagem pelo asfalto será quase o mesmo. Pelo caminho em estrada de chão, há belas paisagens, que compensam o desgaste. No trecho de Cambará tem asfalto até a empresa de papel Cambará SA. Depois é chão, com muitos pedregulhos. Nossa aventura começa pelo lado contrário. Em Ausentes, a BR-285 tem asfalto.
Mas são poucos quilômetros. Depois entra a parte sem asfalto.
O trecho de Ausentes está melhor. Tem menos pedras e paisagens mais bonitas. Também são vários os pontilhões de madeira pelo caminho.
Há vários lugares que dá vontade de parar o carro e fotografar.
Numa das pontes logo depois da primeira pousada tem uma cascata, que pode ser vista do terreno da pousada. Na parte de cima a visão é restrita.
Se a estrada fosse asfaltada, certamente iria incrementar o turismo.
Para quem for pegar a estrada de chão, melhor é sair de Ausentes para Cambará, porque pega o trecho descida.
De qualquer maneira é um belo passeio. Pegue o carro e vá sem pressa.
Cambará e Ausentes são cidades pequenas. Em cambará há mais pousadas. A cidade tem os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Em Ausentes tem o cânion Monte Negro, que já foi tema de post aqui no Blog. Curta também minhas fotos no Instagram e no Twitter.
Bacana sua explicação. Sou pelo jornal que esse caminho esta para ser asfaltado.
CurtirCurtir
Se for realmente asfaltado vai melhorar e muito o trânsito entre as duas cidades. Mas acho que o asfalto ainda demora.
CurtirCurtir