Nas últimas viagens, percorri algumas estradas e regiões bem variadas do RS. Asfalto e chão. Às vezes, a estrada de chão está em melhores condições do que algumas rodovias com asfalto… A primeira foto é de uma estrada nova, com asfalto novíssimo. É o trecho que liga a RS-287 com a BR-386. Começa no trevo de acesso a Taquari e vai até o trevo de acesso a Paverama. Isso facilita o acesso de Taquari ao Norte do Estado pela BR-386. Não é preciso mais seguir até Tabaí. Da mesma forma, quem desce a partir de Estrela e Lajeado pode entrar à direita e pegar a 287, sem ir até o trevo de Tabaí.
Outra estrada asfaltada é a da foto abaixo. Na verdade é a ponte do rio Jacuí, que une os municípios de General Câmara e São Jerônimo. Na margem de General Câmara, há uma prainha muito movimentada nos meses mais quentes do ano.
Agora vamos para o interior do Vale do Rio Pardo. A localidade é Vila Deodoro, em Venâncio Aires. A estrada para chegar lá tem um trecho sem asfalto, com alguns buracos.
Em Vila Deodoro, a 1 Km do asfalto, tem uma atração turística bem interessante, sobre a qual irei postar nos próximos dias. A estrada para chegar lá tem muitas curvas.
Também no Vale do Rio Pardo, a estrada de Vale Verde tem um trecho que é atração turística, o Túnel Verde.
O Vale do Taquari tem muitas estradas de chão ligando cidades. As fotos abaixo são do trecho que vai de Nova Bréscia a Travesseiro.
O RS tem bastante diferença entre as suas regiões. No Alto Uruguai, por exemplo, o que se destaca são as lavouras. Dependendo da época do ano, as cores mudam.
E muitas vezes uma viagem por estradas do RS tem um rio no caminho. Então é preciso usar a balsa. A foto abaixo é na balsa do Rio das Antas, entre os municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua.
E passando por estradas alternativas do Interior ou visitando cidades pequenas, que não tem tradição turística, às vezes a gente encontra coisas bem interessantes, como esta casarão antigo em Travesseiro, que já foi um ponto comercial tradicional na cidade.
Não sei quantos quilômetros de estrada já percorri no RS, mas conheço 387 dos 497 municípios. Espero, até o fim de 2018, chegar a 400. Para acompanhar minhas viagens, me siga no Instagram. Ou no Twitter.