Quem visita Gramado e Canela geralmente fica restrito à parte urbana. Existem, no entanto, roteiros por áreas rurais dos dois municípios. Um deles vai ao Vale do Quilombo, que pode ser avistado do mirante na saída de Gramado para Canela. A entrada é pela RS-235, alguns quilômetros adiante. Há placas indicativas. A estrada tem asfalto em uma parte e depois vira estrada de chão, mas em ótimo estado. O primeiro ponto de parada é esta igreja de madeira, a de São Valentim.
A localidade é conhecida como Linha 28.
Na região tem um Eco parque, que cobra ingresso de 15 reais por pessoa. Mas o bom mesmo é simplesmente passear de carro e curtir a paisagem.
Do Vale do Quilombo é possível subir direto para Canela, por uma estrada que passa por uma região conhecida como Chapadão. Esta estrada é mais estreita e tem alguns trechos com pedras, mas é trafegável.
Na parte urbana, Gamado está ficando mais bonita, com o colorido das árvores no Outono.
A foto abaixo é do Lago Negro, um dos mais famosos pontos turísticos da cidade.
Na Praça das Etnias, ao lado da rodoviária, é o ponto de saída dos roteiros pelo interior de Gramado. Existe um local com folhetos e explicações de todos os passeios. Vale a pena fazer um deles. Os ônibus são antigos e só uma viagem num deles já vale o passeio. Eu também costumo postar fotos no Instagram. Ou Twitter.