Entre 9 e 12 de março saí para um giro pela região do Alto Uruguai, conhecer novas cidades. Foram 13 ao todo. Com isso chego a 387 municípios gaúchos por onde já passei. Entre as novas cidades que conheci está Estação, onde encontrei esta antiga estação ferroviária, que deve ser a razão do nome do município.
Na mesma região fica a cidade de Sertão, bem pequena. A foto abaixo é da igreja.
Circulei por muitas estradas secundárias do Alto Uruguai, a maioria com asfalto. O colorido das lavouras fazia contraste com o céu azul.
Algumas cidades são bem pequenas, com pouco para fotografar a não ser a igreja matriz. Em Charrua, encontrei esta gruta religiosa.
Algumas cidades, mesmo pequenas, são bem cuidadas. Tem uma praça para o lazer da população. Algumas ruas com asfalto e muita limpeza. Outras são mais descuidadas. Em Floriano Peixoto não havia rua asfaltada. Apenas com calçamento e alguns desníveis. Foi apenas uma passada rápida. Em seguida peguei uma estrada de chão para Centenário.
Centenário é terra de poloneses. A cidade é bem pequena, mas tem ruas asfaltadas, uma praça e aparenta ser bem limpa e organizada.
A foto abaixo é uma casa antiga na estrada para Áurea.
Outra paisagem da região.
A cidade de Áurea é conhecida como a capital dos poloneses no Brasil. Lá, se destaca a bela igreja. Na frente uma estátua do papa João Paulo Segundo, que era polonês.
Outra cidade que conheci na viagem foi Barão de Cotegipe, que fica ao lado de Erechim.
Tem um riacho ou córrego que atravessa a área urbana. Alguns detalhes deixam a cidade mais bonita e mostram um sentido de organização.
Depois de Barão do Cotegipe andei por São Valentim e Benjamin Constant do Sul. Em São Valentim este prédio fica ao lado da igreja.
Jacutinga tem um tanque de guerra na praça central e as cores do Brasil.
O nome da cidade se deve a esta ave, que se chama Jacutinga.
Na cidade de Ponte Preta, tem esta ponte, que deve ser o motivo do nome…
A praça de Campinas do Sul é bem bonita.
Já a cidade de Paulo Bento é minúscula, e fica numa região de colina. No alto de uma elevação esta casa/igrejinha antiga.
Lá de cima se vê toda a cidade.
E no morro tem um avião da FAB.
E para encerrar o post mais uma foto da região. Paisagem bem comum por lá.
As cidades gaúchas que falta conhecer ficam na Fronteira Oeste, Noroeste, Alto Uruguai e Norte. Algumas tem acesso difícil, mas ainda pretendo conhecer todas. Ou quase todas… Para acompanhar mais fotos de viagens me siga no Instagram. Ou Twitter.
Saudações,
Vi a reportagem sobre a viagem de vocês pelas 497 cidades do nosso estado, na edição de hoje, do JA.
Foi uma bela iniciativa! Muito bacana! Parabéns!!
Minha cidade é Campinas do Sul. Infelizmente há somente uma única foto dela – Praça da Matriz. Não se fez qualquer menção a importância de nosso município para a região do Alto Uruguai, como por exemplo, o fato de ser o maior produtor de soja.
Além disso, temos o “Alago” do Rio Passo Fundo, local de grande visitação e beleza.
Apesar disso, reitero os parabéns pelo belíssimo trabalho. Posso imaginar a emoção e alegria de você durante as viagens.
Um abraço!
CurtirCurtir
Quando resolvemos conhecer todas as cidades a idéia era fechar as 497 e depois voltar em alguns lugares. Por isso poucas fotos de muitas cidades. Ainda este mês vamos voltar ao Noroeste Gaúcho, agora com mais calma.
CurtirCurtir
Olá, Josué! Vou viajar para Campinas do Sul na próxima semana. Estou procurando por informações e vi que vc é desse município.
Caso possa me ajudar, meu Instagram é mairaestelaschu.
Obrigada!
CurtirCurtir