Há alguns lugares de onde se pode observar São Paulo do alto sem estar num avião, ou helicóptero. São os chamados mirantes. Tem o do Banespa, o Terraço Itália e o Edifício Martinelli. Estive no último deles. Não vou contar a estória toda do edifício que fica na Av São João, este não é o objetivo do post. O prédio já foi um dos mais altos da América do Sul, na década de 20. Quase 100 anos atrás. Hoje, é possível subir ao terraço, de graça.
Tem um guia, o Cabral, que conta toda a história do prédio e do homem que mandou construir. O legal é que o terraço tem 360º, sendo assim ter uma vista de São Paulo por todos os lados.
Tentei subir ao mirante do Banespa, mas a fila era quilométrica. No Terraço Itália, o mau tempo não permitiu. Havia muitos raios na região e a subida ao mirante não foi liberada. Cheguei apenas ao 36º andar. Faltaram 5. Mas a vista do Martinelli compensou.
Quem olha para o edifício do chão não tem ideia da altura. São cerca de 130 metros de altitude, no terraço. Muito legal a visita. Outro passeio interessante na capital paulista é no chamado Páteo do Colégio. Bem no centro, nas proximidades da catedral da Sé. São Vários prédios históricos, inclusive a primeira casa da cidade. Vale a pena uma caminhada por lá. No domingo é mais tranquilo.
A praça da Sé fica bem perto da Liberdade, o bairro japonês. É possível ir caminhando.
Há um posto da Secretaria de Turismo na região, onde é possível obter um mapa com as atrações do local.
Também há bastante policiamento na área.
A Van à direita é o posto do turismo, com informações e mapas. Para acompanhar mais fotos, me siga no Instagram. Ou no Twitter.