Uma viagem de carro que fiz pelo Uruguai há alguns anos. Saí do RS pelo Chuí e entrei no Uruguay pelo Chuy. Bem próximo do litoral. A primeira praia é Punta del Diablo, um lugar mais procurado por mochileiros e viajantes mais do tipo hippie. Não me agradou muito.
Há muitas pousadas e cabanas para alugar, mas achei parecido com a parte mais pobre do Litoral Norte gaúcho… Bem, um lugar bem bonito para passear no Uruguai é o Forte de Santa Tereza. A entrada é pela Ruta 9.
Na parte interna: o parque pertence ao exército uruguaio. Nos prédios centrais, a Capatazia, funciona o café e um bom restaurante, atrás desse prédio aí.
Outra praia uruguaia é La Paloma com seu farol. Há ótimos hotéis lá e uma boa estrutura para receber o turista.
A Playa de la Pedrera é mais bonita.
No primeiro dia que passei lá estava chovendo fraco. No dia seguinte voltei e havia sol.
O balneário de Piriápolis tem um certo charme.
Na parte da praia que fica no centro da cidade foi construído uma espécie de calçadão, ou uma Rambla, no estilo europeu de anos passados.
Punta del Este é a mais famosa e badalada:
Punta tem dois cassinos. Este é um deles. No centro. É o mais simples.
Um dos atrativos é o monumento ao náufrago.
Punta tem esculturas e outros monumentos espalhados por todos os lados.
Na praia Mansa tem um deque para caminhar. Nos fins de semana fica bem movimentado.
No fim de tarde, tem o por do sol na Praia Mansa.
A capital Montevideu também tem praia, mas o atrativo são os prédios antigos no centro, na área da Plaza Independência e da Avenida 18 de Julio.
Na parte onde começa a Cidade Velha, há um calçadão.
No centro da Plaza Independência há uma estátua de Artigas, o grande herói nacional do Uruguai. Embaixo fica o mausoléu, um museu com informações sobre ele.
Agora um passeio pela 18 de Julio e alguns prédios antigos.
Em Colônia do Sacramento, é possível pegar o barco para Buenos Aires. A cidade de Colônia é histórica. Fica a cerca de 100 Km de Montevideu.
Colônia de Sacramento tem casas antigas, preservadas.
É possível circular de carro por lá, a avenida principal da cidade termina na parte histórica. O bom, mesmo, é seguir a pé. Há detalhes por todos os lados.
Uma das ruas mais bonitas de Colônia.
Outro lugar interessante para conhecer no Uruguai é a Casa Pueblo. Fica no caminho de Punta a Piriápolis. É uma antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que morreu há alguns anos. Virou uma escultura gigante, que pode ser visitada, em parte, pelos turistas.
O bom é visitar a casa em época fora de temporada. O espaço onde a visita é permitida tem corredores estreitos. O movimento é intenso no verão, principalmente.
Há lojas que vendem produtos relacionados à casa, num apelo ao consumo. Também é possível comprar obras do artista. Confesso que achei os desenhos bem sem graça.
Para quem está de carro, é bem fácil chegar. Há placas indicando.
Uma curiosidade. Foi na cidade uruguaia de Tacuarembó que nasceu Carlos Gardel. É no centro do país, a caminho de Rivera. No cartaz na frente da igreja, a foto de Gardel.
A cidade de Tacuarembó não é grande, mas tem ruas bem arborizadas.
Na foto abaixo,a estrada que leva a Tacuarembó. Ela não é das melhores. Tem alguns trechos bem ruins, mas a vantagem é que praticamente não passa carros. É muito tranquila.
Esta viagem durou cerca de duas semanas e foi realizada no fim do verão de 2014. Mais fotos de m inhas viagens no Instagram e no Twitter.