O castelo de Pedras Altas/RS

Querem transformar o castelo de Pedras Altas em ponto turístico. Mas com a atual situação das estradas de acesso à cidade, fica complicado. Estão ruins as estradas. Além disso, a cidade não tem a mínima estrutura para receber visitantes. O castelo faz parte da História do RS. Lá, por exemplo, foi assinado um acordo que pôs fim à Revolução de 1923.

IMG_1263

A obra é imponente. O castelo tem 44 cômodos, mas precisa de restauração urgente.

IMG_1265

O castelo é tombado pelo Estado, que nada faz para ajudar na conservação. A família dona do prédio colocou o castelo à venda, mas até agora não há interessados.

IMG_1266

Na verdade o castelo, do jeito em que se encontra, é um verdadeiro elefante branco.

IMG_1271

O castelo foi fundado por Joaquim Francisco de Assis Brasil, que era casado com uma européia. Apaixonado pela mulher, ele resolver fazer um castelo para que ela não se sentisse isolada na região de Pedras Altas.

IMG_1268

Na construção, foi usado granito rosa. Três espanhóis vieram ao RS para trabalhar as pedras e encaixá-las sem uso de argamassa.

IMG_1270

O castelo foi finalizado em 1913.

IMG_1273

Além do castelo, Pedras Altas não tem mais nada para mostrar. A cidade é pequena e sem atrativos. O acesso à cidade é apenas por estrada de chão, a partir de Herval(melhor) ou Pinheiro Machado(ruim). Abaixo a estrada de Herval.

IMG_1256

Um pouco antes de Pedras Altas, vi esta casa.

IMG_1255

Pedras Altas ganhou este nome por causa de algumas pedras localizadas a 3 Km do centro. Bem, chegando na cidade, não se vê muita coisa. O dia nublado, com ameaça de chuva e frio, deixou o clima ainda mais tétrico quando passei por lá.

IMG_1257

IMG_1258

IMG_1259

Não vi quase nenhuma loja ou outro prédio comercial na cidade. O Banrisul funciona num prédio que me pareceu mais uma garagem. Havia poucas pessoas nas ruas e nem uma praça decente encontrei.

IMG_1262

IMG_1261

IMG_1260

O acesso a Pedras Altas, a partir de Pinheiro Machado, tem poucos trechos de asfalto. A parte sem asfalto está terrível. Se quiserem incrementar o turismo na cidade aproveitando o castelo, primeiro é preciso recuperar as estradas. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram. Ou no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s