A gruta e a cascata de Fagundes Varela

Fagundes Varela é uma pequena cidade localizada na região de Veranópolis. Terra de italianos. Um dos lugares apontados como turísticos é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que está sempre aberta para visitantes, perto do centro. Além de uma capela em madeira, há uma gruta em pedra basalto.

DSCN0376

A capela foi construída em 1926 e seu interior é bem simples. O lugar é muito procurado por moradores da cidade que vão em busca de boas energias.

DSCN0380

DSCN0381

Aliás, Fagundes Varela é uma cidade que recebe bem seus visitantes. Chegando ou saindo de Fagundes Varela, o turista passa obrigatoriamente pelo pórtico. Na entrada, uma saudação. Na saída…

DSCN0384

Perto desse pórtico fica um prédio bem antigo, onde funcionava um moinho. É à direita de quem está chegando, ao lado de uma pequena ponte.

DSCN0393

DSCN0400

Pare o carro logo depois da ponte.

DSCN0396

Ao lado do moinho há um riacho e algumas rochas. Quando chove bastante, a cascata fica mais bonita.

DSCN0394

DSCN0395

O local parece meio abandonado, mas é possível caminhar e chegar bem perto.

DSCN0397

DSCN0398

DSCN0399

No interior do município, um dos destaques é a comunidade Nossa Senhora do Rosário, a poucos quilômetros do centro. Lá tem uma igreja construída em 1900.

DSCN0324

DSCN0325

A igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída numa área que deveria ser o centro da cidade. Só que resolveram fazer o centro a 3 Km de distância, num ponto mais elevado e mais acessível. A igreja permaneceu e a comunidade se formou em torno dela. São pessoas que vivem do que produzem na terra. A área da igreja tem uma torre de madeira, onde está localizado o sino.

DSCN0334

Ao lado da igreja e do sino há um cemitério centenário cercado por muros de pedras e com cruzes artesanais em ferro.

DSCN0343

DSCN0342

DSCN0346

O Tuc Tuc é  o meio de transporte usado para os produtores se movimentarem no meio das plantações e dos vinhedos.

DSCN0347

O italiano sabe se divertir e trabalha duro.

DSCN0333

DSCN0350

DSCN0351

Voltando ao centro de Fagundes Varela, vamos conhecer um pouco da história do padre Ângelo Mônaco, que morreu em 1948. Desde então vem sendo venerado como um verdadeiro santo. Há muitas estórias sobre ele. Durante 25 anos ele foi pároco do então distrito de Bella Vista, hoje o município de Fagundes Varela. Era conhecido como o padre da cura. Antes de ir ao médico, as pessoas procuravam o padre. Ângelo Mônaco nasceu na Itália, em 1881, e depois veio para o Brasil. Ele está sepultado no cemitério da cidade e o túmulo é local de peregrinação constante.

DSCN0401

DSCN0402

Não sei se realmente existem milagres, mas algumas pessoas nascem com o Dom de fazer o bem. O padre Ãngelo parece ser uma delas. Basta olhar para a foto dele. É uma pessoa que inspira bondade e caridade.

DSCN0403

O túmulo do padre está sempre aberto. É só chegar no cemitério e visitar.

DSCN0404

O cemitério de Fagundes Varela fica bem perto do centro da cidade. Na dúvida, pergunte a qualquer morador que ele vai indicar o caminho.

DSCN0405

O padre Ângelo Mônaco é visto como uma pessoa que fortaleceu a espiritualidade do povo, organizou administrativamente as capelas e a paróquia do município e, consequentemente, impulsionou o desenvolvimento da comunidade. Dizem que era um visionário, cuidava não só da saúde da alma, mas também atuava para que as pessoas tivessem uma vida digna e próspera. Este foi o passeio a Fagundes Varela. Mais fotos de minhas viagens no Instagram. Ou no Twitter.

Um comentário sobre “A gruta e a cascata de Fagundes Varela

  1. Pingback: Uma capela bem antiga em Fagundes Varela | Viajando com MarcosH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s