Fagundes Varela é uma pequena cidade localizada na região de Veranópolis. Terra de italianos. Um dos lugares apontados como turísticos é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que está sempre aberta para visitantes, perto do centro. Além de uma capela em madeira, há uma gruta em pedra basalto.
A capela foi construída em 1926 e seu interior é bem simples. O lugar é muito procurado por moradores da cidade que vão em busca de boas energias.
Aliás, Fagundes Varela é uma cidade que recebe bem seus visitantes. Chegando ou saindo de Fagundes Varela, o turista passa obrigatoriamente pelo pórtico. Na entrada, uma saudação. Na saída…
Perto desse pórtico fica um prédio bem antigo, onde funcionava um moinho. É à direita de quem está chegando, ao lado de uma pequena ponte.
Pare o carro logo depois da ponte.
Ao lado do moinho há um riacho e algumas rochas. Quando chove bastante, a cascata fica mais bonita.
O local parece meio abandonado, mas é possível caminhar e chegar bem perto.
No interior do município, um dos destaques é a comunidade Nossa Senhora do Rosário, a poucos quilômetros do centro. Lá tem uma igreja construída em 1900.
A igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída numa área que deveria ser o centro da cidade. Só que resolveram fazer o centro a 3 Km de distância, num ponto mais elevado e mais acessível. A igreja permaneceu e a comunidade se formou em torno dela. São pessoas que vivem do que produzem na terra. A área da igreja tem uma torre de madeira, onde está localizado o sino.
Ao lado da igreja e do sino há um cemitério centenário cercado por muros de pedras e com cruzes artesanais em ferro.
O Tuc Tuc é o meio de transporte usado para os produtores se movimentarem no meio das plantações e dos vinhedos.
O italiano sabe se divertir e trabalha duro.
Voltando ao centro de Fagundes Varela, vamos conhecer um pouco da história do padre Ângelo Mônaco, que morreu em 1948. Desde então vem sendo venerado como um verdadeiro santo. Há muitas estórias sobre ele. Durante 25 anos ele foi pároco do então distrito de Bella Vista, hoje o município de Fagundes Varela. Era conhecido como o padre da cura. Antes de ir ao médico, as pessoas procuravam o padre. Ângelo Mônaco nasceu na Itália, em 1881, e depois veio para o Brasil. Ele está sepultado no cemitério da cidade e o túmulo é local de peregrinação constante.
Não sei se realmente existem milagres, mas algumas pessoas nascem com o Dom de fazer o bem. O padre Ãngelo parece ser uma delas. Basta olhar para a foto dele. É uma pessoa que inspira bondade e caridade.
O túmulo do padre está sempre aberto. É só chegar no cemitério e visitar.
O cemitério de Fagundes Varela fica bem perto do centro da cidade. Na dúvida, pergunte a qualquer morador que ele vai indicar o caminho.
O padre Ângelo Mônaco é visto como uma pessoa que fortaleceu a espiritualidade do povo, organizou administrativamente as capelas e a paróquia do município e, consequentemente, impulsionou o desenvolvimento da comunidade. Dizem que era um visionário, cuidava não só da saúde da alma, mas também atuava para que as pessoas tivessem uma vida digna e próspera. Este foi o passeio a Fagundes Varela. Mais fotos de minhas viagens no Instagram. Ou no Twitter.
Pingback: Uma capela bem antiga em Fagundes Varela | Viajando com MarcosH