Gramado é o principal destino turístico aqui no RS. Atrai pessoas de todos os Estados. Pois a cidade tem diversas atrações, além das tradicionais. Tem eventos como o Natal Luz e o frio, que são motivo para visitar a cidade. Abaixo um lugar pouco conhecido, o Parque Municipal Caminho da Santinha, uma área que passa quase que completamente despercebida pelos visitantes. O parque não é grande, nem tem muitos atrativos para o turismo, mas tem uma história interessante. Em 1937 aconteceu na região um acidente com um caminhão que transportava devotas de Santa Teresinha. Como ninguém se feriu, moradores da região construíram uma gruta em forma de agradecimento. Surgiu então a devoção à santa e a estrada que existia lá ficou conhecida como a estrada da Santinha.
A área do parque tem 21.000 metros quadrados e uma trilha de 1.100 metros, que é muito usada por moradores para caminhadas.
Na verdade é um lugar bem bonito e bem tranquilo.
O Caminho da Santinha fica numa área pouco frequentada por turistas. É preciso seguir pela Avenida Borges de Medeiros em direção ao Expo Gramado mas na rótula, entrar à direita. Em seguida, numa curva para a esquerda, há uma placa indicando o parque, que fica bem ao lado. Seguindo em frente, a estrada sai na RS-235 em direção à Canela.
Na estrada que liga Gramado e Nova Petrópolis fica o Snowland, que fica sempre cheio nos fins de semana. O público é principalmente de classes A e B. E já estão se preparando para aumentar o espaço, tamanho o sucesso. Bem, o que fazer por lá? Quem curte – e sabe – patinação, por exemplo, pode aproveitar a pista que fica logo na entrada.
Há outros atrativos, como o esqui e o snowboard.
O Snowland tem outras atrações, como um pequeno teatro sobre uma estória de neve. E lá que “neva”, embora seja uma neve falsa.
Faz muito frio lá dentro, mas há roupas especiais que são fornecidas aos visitantes.
O parque tem restaurantes e lancherias. Tem lugar para crianças brincar. Aliás, as crianças são as que mais se divertem por lá.
É o único parque desse tipo no Brasil. E acho que em toda a América do Sul. Quem não tem a chance de ver neve de verdade, pode se divertir um pouco em Gramado.
Para quem se interessou, há várias formas de visitar o Snowland, com preços diferenciados de passaporte. A seguir algumas fotos do centro da cidade de Gramado:
Gramado tem duas cascatas que ficam meio escondidas e são ignoradas pelo turismo. As duas ficam próximas, na rua Prefeito Nelson Dinnebier. O acesso a esta rua é feito na segunda rótula no centro a partir da esquina da Borges de Medeiros com a Avenida das Hortensias. Quem segue em direção a Nova Petrópolis entra à direita. Há uma placa indicando as cascatas. Depois é só seguir a mesma rua.
A primeira cascata é a Véu de Noiva. Fica à esquerda, bem onde foi construído um desvio na rua, um lugar para estacionar o carro. Não há placas em frente a cascata. É preciso dirigir com calma e procurar. O problema é que o local está abandonado. A trilha para a cascata tem árvore caída e desmoronamento, além do forte cheiro de esgoto. Mas a cascata é bem bonita.
A cascata dos Narcisos fica uns 600 m adiante, à direita, onde começa a estrada que vai para a Linha d’àvila. Há um lugar para estacionar o carro. A trilha para a cascata está meio escondida, mas em melhores condições. Também não há placas no local.
Gramado ainda tem o Lago Negro, o Zoológico e outras atrações. O que mostrei acima são apenas alguns dos atrativos. Para acompanhar mais fotos de minhas viagens, me siga no Instagram. Eu também tenho conta no Twitter.