Escadarias: o antigo porto de Estrela

A escadaria que dá acesso ao Rio Taquari em Estrela fica bem perto do centro da cidade, na Rua Arnaldo José Diel. Na década de 1920 era acesso ao porto de Estrela, inaugurado em 1924. Hoje, é usada como ponto de partida e chegada de lanchas que transportam pessoas para Cruzeiro do Sul e Lajeado, cidades vizinhas também banhadas pelo Rio Taquari.

DSCN2523

As duas estátuas localizadas na parte alta da escadaria são popularmente conhecidas como “Adão e Eva”, e representam a indústria e o comércio.

DSCN2524

DSCN2531

A primeira etapa da revitalização da escadaria foi inaugurada em 21 de março deste ano e significa a retomada da relação da cidade com o rio.

DSCN2529

DSCN2530

A escadaria estava desativada desde 1974. para utilização da área em favor da cervejaria Polar até 2006. Em 2014 começou o processo de reabertura, transformando a escadaria num dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

DSCN2532

O prédio onde funcionava a cervejaria polar incendiou em 30 de julho de 2013. A fábrica já estava desativada e a prefeitura tinha a intenção de transformar a área num centro administrativo. Hoje, o prédio está abandonado.

DSCN2533

DSCN2535

Com a liberação da área, as pessoas passam a ter acesso ao local, que é bem bonito. O Rio Taquari é um dos mais importantes do RS. Eu também tenho perfil no Instagram e no Twitter.

3 comentários sobre “Escadarias: o antigo porto de Estrela

  1. Em 1970 minha irmã aos sete anos de idade caiu da metade dessa escada, e foi parar no hospital de Estrela, morávamos ai meu pai era policial na época tinha sido transferido de Lajeado para Estrela, saudades dessa cidade!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá,
    Você, que é editor do site, saberia me dizer onde posso encontrar informações antigas sobre o porto?
    Ocorre que meu avô Sewerin Sobisz, que era polonês, chegou neste porto na década de 1920, acredito que na segunda metade da década, pois minha mãe nasceu em 1928. Estamos tentando rastrear documentos de chegada dele, de navio.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s