A eclusa de Bom Retiro do Sul

A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul é um dos principais pontos turísticos da Região do Vale do Taquari. Nas tardes de sol, é ponto de encontro dos moradores da cidade e região.

DSCN3041

DSCN3042

A construção começou em 1958, mas a obra só terminou em 1976. A Câmara da Eclusa possui 120 metros de comprimento por 17 metros de largura e profundidade de 16 metros, permitindo a passagem de embarcações com até 3,20 metros de calado.

DSCN3043

DSCN3045

DSCN3046

Diariamente, diversas embarcações navegam por lá, transportando os mais variados tipos de produtos agrícolas ou industriais da região, alem de areia e produtos que são trazidos para o vale.

DSCN3047

DSCN3048

DSCN3050

A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul permite a ligação hidroviária desde o porto rodo-hidro-ferroviário de Estrela até os portos de Porto Alegre e Rio Grande, entre outros.

DSCN3051

Para chegar lá é só seguir a estrada que leva a Bom Retiro, até o final, passando pelo centro. Depois entre à direita, que está na reclusa. Pela esquerda há uma estrada cheia de buracos que leva a Mariante. Do alto de uma subida há uma vista para o Rio Taquari, na região da Eclusa.

DSCN3052

Bom Retiro do Sul fica antes de Estrela e Lajeado pela BR-386, saindo de Porto Alegre. Eu também posto fotos no Instagram. E tenho perfil no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s