Em Montenegro, um exemplo de como aproveitar lugares antigos e históricos. Quem visita a antiga estação ferroviária da cidade se surpreende. O espaço cultural tem apoio de uma empresa privada e lá funciona um museu, além de ter um espaço ao ar livre para o lazer.
Inaugurada em 1909, a estação Ferroviária de Montenegro foi ponto de referência das mais importantes rotas comerciais do Estado no começo do século. Foi através dela que, depois de 30 anos de transporte ferroviário, trens vindos de Santa Maria, Uruguaiana e dos Estados do Paraná e São Paulo puderam finalmente atingir a capital gaúcha. Nas proximidades há outras casas antigas.
No ano de 1940, o prédio da estação ferroviária passou por grandes modificações arquitetônicas, ganhando inclusive o segundo pavimento.
Ao lado tem as ruínas de outro prédio antigo. O lugar ficou bom para fotos.
O novo espaço multiuso para realização de eventos na Estação passou a se chamar Espaço Cultural Braskem, em função da parceria fechada com a empresa, que apoiou as etapas da obra.
Embora muita gente seja contra, as parcerias com a iniciativa privada geralmente dão certo.
A região da estação ferroviária parece ser uma das áreas mais antigas da cidade de Montenegro.
No interior do município algumas localidades com prédios históricos. Na estrada para Santos Reis, a antiga casa de Alforria.
E no centro da localidade de Santos Reis, uma casa particular, antiga e muito bonita.
Parabéns a Montenegro pela recuperação e preservação da estação ferroviária. Curta também o Blog no Instagram e no Twitter.