O Recanto Bergamasco de Carlos Barbosa

Existem muitas localidades no interior de municípios gaúchos com potencial para o turismo. Em Carlos Barbosa, um roteiro foi criado e está tentando atrair visitantes, mas ainda falta alguma coisa. O Recanto Bergamasco fica no distrito de Cinco da Boa Vista, perto de Arcoverde e da Rota do Sol. O roteiro promete boa gastronomia, religiosidade e atrativos naturais. Para visitar as propriedades é preciso agendar. O turista, no entanto, pode passar por lá para tentar conhecer alguma coisa. Ainda falta colocar placas de sinalização dos principais atrativos. Eu cheguei na localidade a partir da BR-470, em Arcoverde. Depois deste distrito, tem um trecho em estrada de chão em bom estado.

DSCN3697

No caminho um riacho e uma capela.

DSCN3699

DSCN3702

Há outros distritos nesse roteiro, até chegar no destino.

DSCN3703

DSCN3705

DSCN3704

No Recanto Bergamasco, uma das atrações é a capela de São João da Cruz, construção de 1896, em pedra, originalmente construída sem cimento. A capela é adornada com um altar em madeira e esculturas de santos que conferem ao lugar uma atmosfera de fé e respeito.

DSCN3706

DSCN3710

DSCN3707

Bem perto da igreja e com placa indicativa, fica a Gruta de Santa Lucia, localizada na divisa entre os dois “cincos”: Cinco Alto e Cinco Baixo. Conhecida como protetora dos olhos, foi construída como agradecimento a um milagre atribuído à Santa na cura de uma jovem de 25 anos.

DSCN3712

DSCN3714

O Recanto Bergamasco tem mais. Tem as ruínas de uma casa de pedra, cascata e famílias de produtores da região que oferecem refeições, mas falta indicar melhor a localização desses lugares. Circulei um pouco de carro por lá e não encontrei. O nome do roteiro faz uma alusão à região de Bergamo, na Itália.

DSCN3715

Para conhecer melhor o roteiro de Carlos Barbosa, há mais detalhes no perfil dele no Facebook. Fica aqui a sugestão do Blog: sinalizar melhor as atrações para que um visitante solitário possa chegar e conhecer as atrações. Quem chega no Recanto Bergamasco a partir da Rota do Sol – a RS-453 – pega apenas asfalto. Confira também o Blog no Instagram e no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s