O túnel ferroviário de Linha Bonita

Listado como uma das atrações turísticas de Salvador do Sul, este túnel fica na localidade de Linha Bonita, com acesso pela BR-470, a estrada que leva a Montenegro. É bem fácil de achar. Na estrada de acesso à área do túnel fica a antiga estação ferroviária de Linha Bonita, que foi inaugurada em 1909. A estação foi desativada na década de 70 e os trilhos, retirados. Para não errar o caminho: a estrada que leva ao túnel fica ao lado desta casa, localizada às margens da BR-470.

DSCN3695

Chegar no túnel é fácil. Basta seguir as placas. Lá, estão todas as informações sobre a obra. É o primeiro túnel feito em curva na América Latina. Foi construído em 1906.

DSCN3685

DSCN3686

A obra é considerada uma verdadeira façanha para a época. A escavação se deu a partir das duas extremidades e o encaixe dos dois setores foi perfeito, não necessitando de ajustes complementares.

DSCN3687

DSCN3688

Hoje o túnel fica em meio a uma área verde. Nas proximidades existe uma pequena cascata.

DSCN3693

DSCN3691

Entre 1910 e 1970 a rede ferroviária de Linha Bonita recebia a famosa Maria Fumaça duas vezes ao dia. Era bem movimentada a região, na época. Apesar de não ser um túnel grandioso, já que tem cerca de 100 m, vale a pena conhecer pelo pioneirismo da obra.

DSCN3689

DSCN3692

Vale ressaltar que área está muito bem preservada. Um ponto a favor de Salvador do Sul. Curta também o Blog no Instagram e no Twitter.

Abaixo uma foto da antiga estação ferroviária da região, enviada pela leitora Natália Leindecker, que morou por lá:

estação

Um comentário sobre “O túnel ferroviário de Linha Bonita

  1. Estive visitando o local “Linha Bonita” distrito de Salvador do Sul, Cidade que tem o Ovo como um produto importante na sua economia, com muitos produtos que tem como matéria prima o Ovo. Para quem parte de Porto Alegre, sugiro passar por Brochier, Maratá, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão. Uma rota bem interessante. O túnel impressiona pela forma perfeita com que foi construído. A Maria Fumaça fazia o trajeto de Porto Alegre, Montenegro e Caxias do Sul, infelizmente os trilhos foram removidos. 13/04/2019

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s