A Villa Fitarelli de Garibaldi

Um lugar de Garibaldi ainda não aberto ao turismo. É uma área particular que fica perto do Vale dos Vinhedos, em Bento. Aliás, para chegar lá é mais fácil a partir dos Vinhedos.

DSCN4000 (Copy)

DSCN3999 (Copy)

DSCN4001 (Copy)

O projeto é resultado do trabalho de Luiz Fitarelli, um veterinário apaixonado por objetos antigos, nos quais trabalha na restauração. A Villa é um verdadeiro museu a céu aberto. Casas originais dos imigrantes italianos foram desmontadas e reconstruídas lá. O resultado é uma verdadeira vila italiana do fim do século 19 e começo do século 20.

DSCN3964 (Copy)

DSCN3968 (Copy)

DSCN3976 (Copy)

Estão lá uma igreja com seu campanário, uma ferraria, um moinho e até uma vinícola.

DSCN3973 (Copy)

DSCN3972 (Copy)

DSCN3977 (Copy)

DSCN3981 (Copy)

Além disso, Luiz Fitarelli tem uma coleção de mais de 8 mil objetos relacionados à colonização italiana. O objetivo dele com a criação da Villa é fazer com que as pessoas entendam um pouco da história da imigração italiana e como era a vida desses imigrantes.

DSCN3965 (Copy)

DSCN3994 (Copy)

DSCN3995 (Copy)

A vinícola vai servir de casa para eventos no futuro.

DSCN3988 (Copy)

DSCN3989 (Copy)

DSCN3996 (Copy)

A Villa Fitarelli já serviu de cenário para a novela Além do Tempo, a minissérie Decameron e um comercial da Coca Cola, além do curta gaúcho, da RBS TV, “Para ficar na História”. Para o comercial da Coca cola veio da Itália o diretor de fotografia do filme Cinema Paradiso.

DSCN3974 (Copy)

DSCN3979 (Copy)

DSCN3984 (Copy)

Para que a Villa seja aberta à visitação, falta melhorar o fornecimento de energia elétrica, por exemplo, já que a intenção do Sr.Luiz é fazer com que os objetos por ele restaurados funcionem, como na ferraria e na serraria.

DSCN3990 (Copy)

DSCN3991 (Copy)

DSCN3992 (Copy)

Por enquanto, quem passa de carro por lá pode apenas fazer algumas fotos, do lado de fora. Ou fazer como o casal catarinense  Waldir e Keka. Os dois são de Tubarão e estão viajando ao RS. Deixaram o carro no hotel e saíram para pedalar pela região do Vale dos Vinhedos e descobriram a Villa. A Keka, inclusive, afirma ter parentesco com o juiz Sérgio Moro. O casal pedalou também no Uruguai.

DSCN3969 (Copy)

O Blog agradece ao Sr. Luiz Fitarelli pela acolhida na breve visita, num sábado ao meio-dia. Espero que a Villa abra em breve para a visitação pública, porque é um espaço espetacular que merece ser visitado. Ainda não há placas indicando a localização justamente porque o espaço ainda não é oficial.  O Sr.Luiz também trabalha na restauração de móveis antigos. Para entrar em contato com ele é só ligar: 54 3462 3184 ou 54 9972 1288. Eu também tenho fotos postadas no Instagram. Tenho conta no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s