Localizada a 1.300 metros de altitude, no alto de um morro cercado de mineração por todos os lados, fica a pequena cidade de São Thomé das Letras. Circular de carro por aqui é complicado, porque o calçamento é todo de pedras. As minas são para retirar da montanha o Quartzito, rica em Quartzo. Há casas construídas com essa pedra por aqui. Bem, por causa dessas pedras, a cidade virou mística. Tem muitos moradores que tem jeito daqueles Hippies dos anos 70. São pessoas que vieram para cá, gostaram e ficaram. A cidade em sí é comum. É pequena, com muitas lojas para turistas, restaurantes e lancherias. E muitas pousadas. O turismo sustenta a região. São Thomé das Letras fica a 25 Km de Três Corações, já no sul de Minas. A estrada é asfaltada.
Bem no centro da cidade fica a antiga igreja.
A cidade começou a ser povoada em 1.770. No centro tem uma gruta onde dizem que morou um escravo que fugiu do seu Senhor. Há uma história mística de que São Thomé apareceu para o escravo na gruta e ajudou ele a ser libertado. A igreja foi construída depois, junto com o início do povoamento.
Bem histórias e estórias à parte, São Thomé tem um parque municipal localizado pouco acima da igreja, que fica em meio às pedras. Caminhando por lá o turista tem uma vista da região e pode conhecer a Casa da Pirâmide e a pedra da bruxa.
Para caminhar nas pedras leve muita água, principalmente em dias de sol.
Do alto, a vista é espetacular.
Na Casa da Pirâmide, turistas e moradores se reúnem para ver o por do sol.
Uma outra caminhada leva até a pedra da bruxa e ao mirante.
São Thomé das Letras também tem como atração muitas cachoeiras, mas para conhecer esses lugares é preciso contratar um passeio ou ir de carro por conta.
Eu tinha programado ficar mais um dia aqui, mas como deixei para o fim da viagem, não será possível. Mas o passeio de uma tarde valeu para conhecer a cidade. Mais fotos, estou postando no Instagram. E no Twitter.