A Boa Vista do Cadeado e do Incra

Duas pequenas cidades do RS neste post. A primeira é Boa Vista do cadeado, que tem acesso por estrada asfaltada no caminho de Cruz Alta para Ijuí.

DSCN3576

Tem a pequena igreja e uma praça bem bonita.

DSCN3573

DSCN3578

DSCN3579

DSCN3580

DSCN3574

O nome de Boa Vista do Cadeado é de 1920. Havia uma fazenda na região cuja dona usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira. O povoado cresceu em uma bela colina que do alto se,enxergava a quilômetros de distância a paisagem  digna de uma “boa vista”.  Daí veio o nome: Boa Vista do Cadeado.

DSCN3575

DSCN3577

O nome da praça municipal é Olga Dall’Aglio. E o município tem cerca de 2.500 habitantes. Outra pequena cidade deste post é Boa Vista do Incra, que nasceu a partir de um assentamento. Um detalhe: o acesso principal é feito por estrada com calçamento. Não é asfalto. Nem chão. Apenas um calçamento, bem irregular em alguns pontos. Chegando na cidade, o visitante se surpreende. É pequena, mas limpa e parece bem organizada.

DSCN3571

DSCN3572

O assentamento começou com famílias atingidas pela construção da Barragem do Passo Real, a maioria pequenos agricultores oriundos dos municípios de Espumoso, Cruz Alta, Ibirubá e Selbach. Foi na década de 70. Boa Vista do Incra virou município. No centro, a igreja de Nossa Senhora Aparecida.

DSCN3569

DSCN3567

DSCN3568

Como se vê, a barragem de Passo Real realmente movimentou uma grande área do Rio Grande do Sul. Ainda hoje as águas do lago são aproveitadas por moradores de diversas cidades. E quem circula por lá há de reconhecer que é uma região muito bonita. Confira as minhas fotos no Instagram e veja meus passeios por aí. Eu também tenho conta no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s