Duas pequenas cidades do RS neste post. A primeira é Boa Vista do cadeado, que tem acesso por estrada asfaltada no caminho de Cruz Alta para Ijuí.
Tem a pequena igreja e uma praça bem bonita.
O nome de Boa Vista do Cadeado é de 1920. Havia uma fazenda na região cuja dona usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira. O povoado cresceu em uma bela colina que do alto se,enxergava a quilômetros de distância a paisagem digna de uma “boa vista”. Daí veio o nome: Boa Vista do Cadeado.
O nome da praça municipal é Olga Dall’Aglio. E o município tem cerca de 2.500 habitantes. Outra pequena cidade deste post é Boa Vista do Incra, que nasceu a partir de um assentamento. Um detalhe: o acesso principal é feito por estrada com calçamento. Não é asfalto. Nem chão. Apenas um calçamento, bem irregular em alguns pontos. Chegando na cidade, o visitante se surpreende. É pequena, mas limpa e parece bem organizada.
O assentamento começou com famílias atingidas pela construção da Barragem do Passo Real, a maioria pequenos agricultores oriundos dos municípios de Espumoso, Cruz Alta, Ibirubá e Selbach. Foi na década de 70. Boa Vista do Incra virou município. No centro, a igreja de Nossa Senhora Aparecida.
Como se vê, a barragem de Passo Real realmente movimentou uma grande área do Rio Grande do Sul. Ainda hoje as águas do lago são aproveitadas por moradores de diversas cidades. E quem circula por lá há de reconhecer que é uma região muito bonita. Confira as minhas fotos no Instagram e veja meus passeios por aí. Eu também tenho conta no Twitter.
Muito legal! Parabéns pelo blog! Continue assim! Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
OK, obrigado. Eu estava procurando uma matéria sua sobre Dom Pedro de Alcântara/RS (eu havia visto no seu site antigo, se não me engano). Quando puder postar neste novo site, agradeço. Grande abraço!
CurtirCurtir