A Boa Vista do Cadeado e do Incra

Duas pequenas cidades do RS neste post. A primeira é Boa Vista do cadeado, que tem acesso por estrada asfaltada no caminho de Cruz Alta para Ijuí.

DSCN3576

Tem a pequena igreja e uma praça bem bonita.

DSCN3573

DSCN3578

DSCN3579

DSCN3580

DSCN3574

O nome de Boa Vista do Cadeado é de 1920. Havia uma fazenda na região cuja dona usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira. O povoado cresceu em uma bela colina que do alto se,enxergava a quilômetros de distância a paisagem  digna de uma “boa vista”.  Daí veio o nome: Boa Vista do Cadeado.

DSCN3575

DSCN3577

O nome da praça municipal é Olga Dall’Aglio. E o município tem cerca de 2.500 habitantes. Outra pequena cidade deste post é Boa Vista do Incra, que nasceu a partir de um assentamento. Um detalhe: o acesso principal é feito por estrada com calçamento. Não é asfalto. Nem chão. Apenas um calçamento, bem irregular em alguns pontos. Chegando na cidade, o visitante se surpreende. É pequena, mas limpa e parece bem organizada.

DSCN3571

DSCN3572

O assentamento começou com famílias atingidas pela construção da Barragem do Passo Real, a maioria pequenos agricultores oriundos dos municípios de Espumoso, Cruz Alta, Ibirubá e Selbach. Foi na década de 70. Boa Vista do Incra virou município. No centro, a igreja de Nossa Senhora Aparecida.

DSCN3569

DSCN3567

DSCN3568

Como se vê, a barragem de Passo Real realmente movimentou uma grande área do Rio Grande do Sul. Ainda hoje as águas do lago são aproveitadas por moradores de diversas cidades. E quem circula por lá há de reconhecer que é uma região muito bonita. Confira as minhas fotos no Instagram e veja meus passeios por aí. Eu também tenho conta no Twitter.

2 comentários sobre “A Boa Vista do Cadeado e do Incra

    • OK, obrigado. Eu estava procurando uma matéria sua sobre Dom Pedro de Alcântara/RS (eu havia visto no seu site antigo, se não me engano). Quando puder postar neste novo site, agradeço. Grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s