Existem alguns lugares que te fazem sentir bem e te deixam com a sensação que valeu a pena passar por lá. Assim é a Pousada Camponesa, de Picada Café, cidade localizada na subida da BR-116, já quase na Serra Gaúcha. Acordar pela manhã e se ver cercado de verde sempre faz bem. Os hóspedes da pousada podem usufruir desta bela vista.
A pousada fica a 100 metros da BR-116, num lugar alto e tranquilo. A parte nova tem apartamentos mais para casais, com uma varanda.Que tal dormir ouvindo apenas o som do riacho que corre ao lado?
A pousada é relativamente nova. Foi inaugurada em 2004 e ampliada há pouco tempo. Você é recebido lá como se fosse da família pela gerente, a Tânia, ou pelos funcionários. A pousada tem wi-fi, vagas de estacionamento cobertas e uma área de lazer.
Há uma biblioteca com lareira e, na parte externa, um quiosque com redes para descanso e uma churrasqueira que pode ser usada pelos hóspedes. Há livros à disposição.
Em vários locais da pousada, há objetos antigos. O café da manhã também é um diferencial, já que tudo é feito com produtos locais. O leite é entregue em casa por um fornecedor na região.
O nome Camponesa se deve a uma estátua que foi dada de presente ao casal que inaugurou a pousada e também devido à beleza do lugar. Eu indico a região para um passeio de fim de semana. Você nem precisa ficar em Nova Petrópolis, Gramado ou Canela. Pode se hospedar em Picada Café e passear nas outras cidades da região. Para saber mais da pousada, visite o Site, ou o perfil no Facebook.
Como já disse, Picada Café é uma pequena e tranquila cidade do Interior. Um dos lugares que merece ser visitado é o Jammerthal, logo depois da Joanneta, outro bairro do município. O acesso é por estrada de chão, mas em ótimo estado.
No Jammerthal o destaque fica por conta da pequena igreja e de uma antiga casa no estilo enxaimel.
Além disso, as paisagens da região são espetaculares.
No caminho, algumas casas antigas.
A cidade tem ainda o Morro do Vento e o Parque Municipal. E eu também tenho fotos no Instagram. E no Twitter.