O estado de São Paulo tem região de serra, mas nada a ver com a serra gaúcha, por exemplo. Uma das regiões mais conhecidas é a de Campos do Jordão. Esta cidade é muito famosa e atrai turistas, mas não tem comparação com Gramado, que é muito mais bonita. Serra para paulistas e cariocas é região com montanhas, cascatas, e trilhas para caminhar. As cidades em si nada tem de atraente. Bem, pode-se chegar à região de Campos do Jordão por São José dos Campos, passando por Monteiro Lobato e outras cidades. São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos e atrai turistas porque tem muitas pousadas nas montanhas. O centro é bem simpático, com esta igrejinha.
Santo Antonio do Pinhal é outra pequena cidade da região. Tem algumas pousadas mas é mais uma pequena cidade serrana.
A grande atração é a estação ferroviária Eugene Lefreve, que separa Santo Antonio de Pindamonhangaba. Há passeios de trem até Campos do Jordão.
Na estação tem um café que serve um ótimo bolinho de bacalhau.
Caminhando ao lado dos trilhos, a poucos metros da estação tem o mirante. Ao fundo é possível ver o Vale do Paraíba e a cidade de Pindamonhangaba.
Pegando a estrada em direção ao Sul de Minas, o turista se depara com belas paisagens.
São Bento do Sapucaí é a última cidade paulista antes de Minas Gerais. Outra cidade pequena cujas atrações são naturais.
Quem viaja de carro pelo estado de São Paulo tem uma vantagem. O álcool é mais barato.
E além do combustível mais barato, o turista se delicia com as belas paisagens paulistas e mineiras da Serra da Mantiqueira.
Já que estamos falando de São Paulo, agora um passeio pela Capital. Sempre que vou à cidade fico hospedado na região dos Jardins, perto da Paulista e da Consolação.
A foto acima é da Paulista num dia de feriado. Praticamente sem movimento. A avenida impressiona pelos edifícios de todos os tipos.
No mês de janeiro, sempre tem a chuva de fim de tarde.
Em São Paulo, o negócio é usar bastante o metrô. O carro fica na garagem do hotel. De metrô, por exemplo, pode-se ir ao Viaduto do Chá.
Ao lado, o antigo prédio da Light foi recuperado internamente e hoje é um shopping. Grande idéia.
A prefeitura e o Teatro Municipal ficam na região também.
Como prédio é o que não falta em São paulo, aproveite para subir ao alto de algum deles para observar a cidade. Desta vez fui ao Edifício Copam, um dos mais tradicionais do centro. É o maior prédio habitacional do País e foi projetado por Oscar Niemeyer.
São 32 andares mais o terraço. Não paga nada. É de graça;
O prédio tem 1.300 apartamentos e está em obras. Na parte da tarde, o horário de visitação começa às 15h30.
Outro lugar que visitei desta vez: Vila Madalena. Lá tem o Beco do Batman, um lugar onde os grafiteiros tem espaço livre.
Vila Madalena me parece ser um bairro tranquilo no meio da agitação da cidade.
Acompanhe também o Blog no Instagram e no Twitter. Também estou no Facebook.