O potencial turístico abandonado de Rio Pardo

O Rio Grande do Sul tem o maior número de cidades com potencial turístico. Uma delas é Rio Pardo, que inexplicavelmente não sabe aproveitar essa condição. Primeiro: falta hotel. Tem apenas um hotel em condições de abrigar o turista. Fica perto do centro, ao lado da igreja São Francisco, que é de 1812 e um dos pontos turísticos de Rio Pardo.

DSCN2899

O hotel Recanto do Imperador é bom, mas tem problemas na Internet, que é deficiente em alguns apartamentos. Rio Pardo fica às margens do rio Jacuí e do Rio Pardo e tem a praia dos Ingazeiros, que fica bem cheia em época de chuva.

DSCN2904

Às margens do rio fica o Bar e Restaurante Costaneira, que serve à noite uma ótima refeição à base de peixe.

DSCN2900

Rio Pardo tem um ótimo café, na entrada da cidade, na Avenida Andrade Neves. O Café Sabor e Arte. E o que mais tem a cidade? Bem, tem a primeira rua calçada do Estado e alguns museus. Um ponto turístico que poderia atrair visitantes é o Forte Jesus Maria José, no bairro Fortaleza. O forte construído em 1750 era usado para a defesa da região Hoje se resume a apenas três canhões quase abandonados.

DSCN2923

DSCN2926

Uma total falta de sensibilidade com o que é histórico. O forte fica na área da Corsan e, graças à isso, ainda tem os três canhões. Se ficasse numa área aberta, não teria mais nada. A manutenção da área é feita pela empresa, que permite o ingresso de visitantes.

DSCN2924

DSCN2927

DSCN2921

DSCN2922

São poucos os que sabem de sua existência, dada à total falta de placas indicativas na área. Outra atração turística: a antiga estação férrea. Situação atual: de quase abandono. Em fevereiro do ano passado, um incêndio destruiu o que restava do prédio. Sorte que passei por lá antes e pude registrar.

DSCN2906

DSCN2908

DSCN2910

O antigo prédio da estação tinha sido recuperado há alguns anos, mas continuava sem muita utilidade.

DSCN2912

DSCN2913

DSCN2918

Uma área bonita, que tem uma praça pequena, que poderia abrigar várias atrações para o turista e para a população da cidade. É triste ver um lugar histórico esquecido.

DSCN2916

DSCN2919

DSCN2920

Outro ponto negativo de Rio Pardo: o trânsito. As ruas são estreitas, sem um traçado definido, muito ruim de dirigir. A avenida principal e entrada da cidade tem mão única. Para sair de Rio Pardo, em alguns pontos, é um verdadeiro desafio encontrar o caminho. Fica o alerta à administração da cidade. Invistam no turismo que este é um setor que praticamente não vê crise. Sempre tem pessoas viajando e querendo conhecer novos lugares. Para acompanhar minhas fotos, confira meu perfil no Instagram. Eu também estou no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s