O Rio Grande do Sul tem o maior número de cidades com potencial turístico. Uma delas é Rio Pardo, que inexplicavelmente não sabe aproveitar essa condição. Primeiro: falta hotel. Tem apenas um hotel em condições de abrigar o turista. Fica perto do centro, ao lado da igreja São Francisco, que é de 1812 e um dos pontos turísticos de Rio Pardo.
O hotel Recanto do Imperador é bom, mas tem problemas na Internet, que é deficiente em alguns apartamentos. Rio Pardo fica às margens do rio Jacuí e do Rio Pardo e tem a praia dos Ingazeiros, que fica bem cheia em época de chuva.
Às margens do rio fica o Bar e Restaurante Costaneira, que serve à noite uma ótima refeição à base de peixe.
Rio Pardo tem um ótimo café, na entrada da cidade, na Avenida Andrade Neves. O Café Sabor e Arte. E o que mais tem a cidade? Bem, tem a primeira rua calçada do Estado e alguns museus. Um ponto turístico que poderia atrair visitantes é o Forte Jesus Maria José, no bairro Fortaleza. O forte construído em 1750 era usado para a defesa da região Hoje se resume a apenas três canhões quase abandonados.
Uma total falta de sensibilidade com o que é histórico. O forte fica na área da Corsan e, graças à isso, ainda tem os três canhões. Se ficasse numa área aberta, não teria mais nada. A manutenção da área é feita pela empresa, que permite o ingresso de visitantes.
São poucos os que sabem de sua existência, dada à total falta de placas indicativas na área. Outra atração turística: a antiga estação férrea. Situação atual: de quase abandono. Em fevereiro do ano passado, um incêndio destruiu o que restava do prédio. Sorte que passei por lá antes e pude registrar.
O antigo prédio da estação tinha sido recuperado há alguns anos, mas continuava sem muita utilidade.
Uma área bonita, que tem uma praça pequena, que poderia abrigar várias atrações para o turista e para a população da cidade. É triste ver um lugar histórico esquecido.
Outro ponto negativo de Rio Pardo: o trânsito. As ruas são estreitas, sem um traçado definido, muito ruim de dirigir. A avenida principal e entrada da cidade tem mão única. Para sair de Rio Pardo, em alguns pontos, é um verdadeiro desafio encontrar o caminho. Fica o alerta à administração da cidade. Invistam no turismo que este é um setor que praticamente não vê crise. Sempre tem pessoas viajando e querendo conhecer novos lugares. Para acompanhar minhas fotos, confira meu perfil no Instagram. Eu também estou no Twitter.