Roteiro das Salamarias em Marau

Marau não é uma cidade turística. Mas produtores rurais da região se reuniram para tentar atrair visitantes. O resultado é a Rota das Salamarias, que oferece algumas atrações. Não é uma região com uma beleza de encher os olhos, como acontece na Serra, no Vale do Taquari e em outros lugares do RS, mas o roteiro tem seus pontos positivos. Por exemplo, quem curte um bom almoço italiano pode conhecer o Restaurante Câmera, a primeira atração do roteiro para quem chega a partir da entrada Sul, digamos assim. Esta entrada fica quase na frente de um posto de combustíveis na RS-324. A rota das Salamarias é ligada por uma estrada de chão. O restaurante Câmera funciona com agendamento de refeições.

DSCN3248

E fica numa área que parece ser bem agradável.

DSCN3251

Na estrada da Rota das Salamarias, encontrei até um cactus…

DSCN3255

No caminho há várias cantinas, casas de produtores rurais que vendem os produtos que fabricam. Cada um procura a atração que mais lhe agrada. Eu visitei a Casa da Erva-Mate Pagnussat, que produz a erva-mate de forma artesanal.

DSCN3257

Um passeio pela propriedade é bem interessante. O visitante, além de comprar produtos, pode conhecer como funciona a produção da erva do mate.

DSCN3258

DSCN3265

DSCN3264

Você pode ser recepcionado por um peru que é meio pavão…

DSCN3261

O pessoal que atende lá é bem receptivo. O Seu Vitorino atua na produção com o filho, Adelar. Ele mostra como funciona a produção artesanal da mate.

DSCN3271

DSCN3262

Outro local que visitei foi a Cachaçaria Pol.

DSCN3273

O prédio tem um local para servir café colonial, com agendamento.

DSCN3276

DSCN3277

Apesar de ser com estrada de chão, é possível trafegar tranquilamente pela rota. Um ponto positivo: tudo é bem sinalizado.

DSCN3278

DSCN3274

Um restaurante que também faz parte do roteiro é o Cantina da Terra, que fica na RS-324 ao lado de um posto de combustíveis, à direita de quem segue para Passo Fundo. O restaurante serve um almoço com polenta, queijo e linguiça na chapa mais salada por R$ 22. A entrada do roteiro das Salamarias fica a uns 300 metros do restaurante. Para quem ficou interessado em saber mais, há um site com todas as informações da Rota das Salamarias, inclusive com um mapa. Eu também costumo postar fotos no Instagram e também tenho conta no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s