Na terra de Erico Verissimo

A cidade de Cruz Alta é conhecida principalmente por ser a terra do escritor gaúcho Erico Verissimo, autor da trilogia O Tempo e o Vento, que eternizou personagens como Capitão Rodrigo e Ana Terra. Existe lá, inclusive, um museu que conta a história do escritor. A Casa de Erico Verissimo fica bem o centro da cidade.

DSCN3600

Casarões antigos também são encontrados em várias partes de Cruz Alta.

DSCN3585

DSCN3586

DSCN3592

DSCN3590

Algumas igrejas também.

DSCN3584

DSCN3588

Cruz Alta é uma cidade com várias praças que, nas tardes dos fins de semana, servem para o lazer da população, que também curte o calçadão da rua Pinheiro Machado.

DSCN3583

DSCN3582

Cruz Alta tem um bom potencial turístico mas, a exemplo de outras regiões gaúchas, aproveita mal. Um desses locais é a antiga estação ferroviária, que me pareceu abandonada quando passei por lá.

DSCN3611

DSCN3614

DSCN3605

DSCN3619

DSCN3615

Ainda passa trem em Cruz Alta e em muitos horários. Quem se hospeda em hotéis do centro ouve o apito do trem o dia todo e parte da noite.

DSCN3601

Outro exemplo de turismo esquecido. O Memorial Lenda da Panelinha é citado no site da prefeitura como uma das atrações de Cruz Alta. Fica na esquina das ruas Felipe Portinho e General Andrade Neves, no centro. Segundo a prefeitura, é “um belo recanto com vertente d’água e esculturas em bronze do artista plástico cruz-altense Jorge Schroeder, que retratam a mais conhecida das lendas da localidade. Uma índia oferecendo água para um tropeiro. Conta a história que havia um arroio que se chamava Panelinha, cujas águas serviam para matar a sede dos tropeiros que levavam mercadorias do interior do Rio Grande do Sul para Sorocaba, em São Paulo. As índias da região davam de beber a esses tropeiros e eles sempre retornavam. A partir disso foi se solidificando a crença de que “quem bebe da água da Panelinha sempre volta a Cruz Alta”. Com o passar do tempo ergueram-se casas a beira da Panelinha, e lentamente esse povoado virou a cidade de Cruz Alta. Hoje, no entanto, esse recanto histórico está completamente abandonado.

DSCN3622

DSCN3623

Acho que até a fonte de água secou. Lamentável. Visite meu perfil e curta minhas fotos no Instagram. Também tenho conta no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s