Fica no centro de Ilópolis uma das principais atrações turísticas da cidade, o Museu do Pão. É bem ao lado do Moinho Colognese, construído em 1917, que foi restaurado e hoje faz parte do conjunto arquitetônico do museu.
No Museu, o visitante conhece a história do pão, por meio de uma linha do tempo que mostra equipamentos utilizados desde o plantio de grãos até a elaboração do alimento. Há uma Oficina de Panificação, onde são ministrados cursos por pessoas especializadas na área de farináceos. O antigo moinho também é utilizado para visitas ao complexo.
No moinho funciona a a chamada Bodega, onde os atrativos são a degustação das iguarias feitas na oficina. No Moinho Colognese, é possível acompanhar o processo de transformação do grão em farinha, com equipamentos originais.
O Museu do Pão funciona de terça a sábado, pela manhã e à tarde.
Ilópolis é uma pequena cidade localizada no vale do Taquari. Fica a quase 200 Km de Porto Alegre. Pela BR-386 até Lajeado e depois pegando a RS-130 até Encantado, onde tem uma estrada à esquerda que leva para Anta Gorda, Ilópolis e Arvorezinha.
Ilópolis tem outra atração no Centro. O Santuário São Paulo Apóstolo, único local fora do Vaticano dedicado ao Apóstolo. A igreja foi construída em 1937 e no ano 2000 passou a ser chamada de Santuário.
Uma curiosidade. No interior da igreja há área dedicada ao papa João Paulo II. Tem uma estátua em tamanho natural com uma veste doada pelo próprio papa. Ilópolis é o único município do mundo a ter um santuário em homenagem a João Paulo II. Por esse motivo, recebeu a doação de uma gota de sangue do papa, feita pelo cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi assessor pessoal do pontífice.
Ilópolis tem outras atrações, na área rural, que serão mostradas no próximo post. Eu também tenho fotos no Instagram e conta no Twitter