Agora está chegando uma época boa para passear na Serra Gaúcha. Além da temperatura amena, os preços também caem um pouco, pelo menos até o Carnaval. Nova Petrópolis, tem um lugar diferente para conhecer. É o parque Pedras do Silêncio, uma verdadeira aula de História a céu aberto. Com 80 obras feitas em arenito por três escultores gaúchos, o parque conta a saga da colonização alemã no Rio Grande do Sul. O terreno servia antigamente para a criação de gado. Hoje é usado para mostrar como foi a chegada dos primeiros imigrantes.
Um dos responsáveis por essa iniciativa é o Valmor Heckler, que com sua simpatia vai acompanhando o visitante contando a história de cada uma das esculturas. Há também funcionárias no parque, que são preparadas para atender o turista.
Dispostas em meio a vegetação nativa e paisagismo, as esculturas representam as profissões, costumes e tradições, além das faces de vários imigrantes.
Os autores das obras são os escultores Cristovão Hullen, Carlos Rodrigo de Azevedo e Rogério Bertoldo.
A área do parque é bem grande e é muito agradável passear por lá.
O parque está aberto ao turista em geral, com pagamento de ingresso. Escolas podem agendar visita.
Para chegar: acesso a partir da RS-235, a estrada que liga Nova Petrópolis e Gramado. É na Linha Brasil, no Km 13, ao lado da igreja de pedra. Há cartazes indicativos na estrada. Depois é só seguir em frente por pouco mais de 1 km. Fácil. Esta é apenas uma dica de passeio em Nova Petrópolis, que foi o tema desta quinta-feira no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje. A cidade conhecida como o Jardim da Serra também é palco da Festa do Folclore, sobre a qual o Blog irá postar nos próximos dias. E para curtir minhas fotos, me siga no Instagram. Também estou no Twitter.