Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis

Agora está chegando uma época boa para passear na Serra Gaúcha. Além da temperatura amena, os preços também caem um pouco, pelo menos até o Carnaval. Nova Petrópolis, tem um lugar diferente para conhecer. É o parque Pedras do Silêncio, uma verdadeira aula de História a céu aberto. Com 80 obras feitas em arenito por três escultores gaúchos, o parque conta a saga da colonização alemã no Rio Grande do Sul. O terreno servia antigamente para a criação de gado. Hoje é usado para mostrar como foi a chegada dos primeiros imigrantes.

IMG_1331

IMG_1334

Um dos responsáveis por essa iniciativa é o Valmor Heckler, que com sua simpatia vai acompanhando o visitante contando a história de cada uma das esculturas. Há também funcionárias no parque, que são preparadas para atender o turista.

IMG_1343

IMG_1336

Dispostas em meio a vegetação nativa e paisagismo, as esculturas representam as profissões, costumes e tradições, além das faces de vários imigrantes.

IMG_1344

IMG_1346

Os autores das obras são os escultores Cristovão Hullen, Carlos Rodrigo de Azevedo e Rogério Bertoldo.

IMG_1350

IMG_1359

IMG_1360

A área do parque é bem grande e é muito agradável passear por lá.

IMG_1339

IMG_1340

O parque está aberto ao turista em geral, com pagamento de ingresso. Escolas podem agendar visita.

IMG_1347

IMG_1348

Para chegar: acesso a partir da RS-235, a estrada que liga Nova Petrópolis e Gramado. É na Linha Brasil, no Km 13, ao lado da igreja de pedra. Há cartazes indicativos na estrada. Depois é só seguir em frente por pouco mais de 1 km. Fácil. Esta é apenas uma dica de passeio em Nova Petrópolis, que foi o tema desta quinta-feira no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje. A cidade conhecida como o Jardim da Serra também é palco da Festa do Folclore, sobre a qual o Blog irá postar nos próximos dias. E para curtir minhas fotos, me siga no Instagram. Também estou no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s