Caçapava do Sul tem sinos missioneiros mais antigos que o RS

Esta descoberta foi feita pelo professor Edison Huttner, que é coordenador do projeto de Arte-Sacra Jesuítico-Guarani da PUC/RS. Os sinos ficam na igreja Nossa Senhora da Assunção, no centro de Caçapava do Sul. A igreja em si já é antiga e em 2015 completou 200 anos. A pesquisa feita pelo professor aponta que os sinos da igreja são de missões jesuíticas do Século 18. Eles foram fundidos nos anos de 1715 e 1732, datas anteriores à criação oficial do Rio Grande do Sul.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O professor conta que os sinos estiveram em disputa na Batalha de San Carlos, à época província jesuítica do Paraguai, e eram objeto de cobiça do Império brasileiro. Havia a expectativa de que tivessem ouro e prata em suas composições. Uma pesquisa realizada no Laboratório Central de Microscopia e Microanálise da PUC/RS, no entanto, revelou que os sinos são feitos de bronze. Um dos sinos tem impresso, em números romanos, duas datas: 1714 e 1715. Na parte superior, em latim, diz pertencer ao povo de São Carlos, atualmente província de Corrientes, na Argentina. A Igreja Matriz de Caçapava é esta:

IMG_5425

A análise de Hüttner também identificou que os dois sinos possuem semelhanças com outros sinos missioneiros, como a tipografia impressa e símbolos de cruzes formadas por pequenos losangos. A Paróquia de Caçapava do Sul abriga, ainda, um terceiro sino, que é brasileiro e foi fabricado no ano de 1950.

DSCN0101
Caçapava do Sul foi uma das capitais farroupilha. Além disso, a igreja da cidade é bi-centenária. Em agosto de 2015 a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção comemorou seus 200 anos. A igreja fica no centro de Caçapava, no Largo Farroupilha, bem na frente da Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes.

 

DSCN0083

Em estilo Barroco, a igreja matriz de Caçapava do Sul é considerada uma das mais bonitas do RS. Os zimbórios (cúpulas) das torres são feitos de cobre, extraídos das minas do município.

DSCN0086

Na parte interna, a igreja é bonita pela sua simplicidade.

DSCN0087

DSCN0090

É uma das poucas igrejas que possuem uma área especial dedicada ao batismo.

DSCN0093

Segundo o  o Padre Rudinei Lasch, as comemorações dos 200 anos foram especiais. A igreja ficou lotada de fiéis. E a programação cultural do aniversário durou uma semana inteira.

DSCN0092

DSCN0094

DSCN0088

A igreja começou a ser construída em 15 de agosto de 1815, pelo padre Fidêncio José Ortiz da Silva e foi finalizada em 1935.

 

DSCN0111

Como a cidade de Caçapava tem poucos prédios altos, a igreja é vista de longe e se destaca em meio a paisagem. Caçapava foi visitada várias vezes pelo Blog neste ano. As fotos de minhas viagens podem ser conferidas também no Instagram. E no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s