Nos últimos anos, em janeiro, um destino certo nas minhas férias era Minas Gerais. Um Estado com grande diversidade cultural e turística. Nunca canso de passear por lá. Hoje começo uma série de postagens para lembrar Minas. E um dos lugares mineiros que é impossível deixar de conhecer é Ouro Preto. Caminhar pelas ruas e ladeiras da antiga Vila Rica é uma aula de cultura e uma viagem no tempo. Não importa se faz sol ou chuva, Ouro Preto é sempre espetacular. Não existe nada igual, Passear por Ouro Preto é pura magia. Mesmo num dia de neblina.
Ouro Preto sempre atrai muitos turistas. O movimento de carros no centro sempre atrapalha. Aos domingos é mais tranquilo.
A cidade está localizada numa região bem elevada. Há pon tos com 1.800 metros acima do nível do mar. Neblina por lá é o que não falta.
Ouro Preto fica bem perto de Belo Horizonte. São menos de 100 Km.
Caminhar em Ouro Preto cansa, mas vale a pena. Há muita coisa para ver e visitar. Como a Casa dos Contos, que não está ligada à literatura, mas ao dinheiro. Aos contos de réis da época do Ouro.
Ouro Preto tem o teatro mais antigo do Brasil. A Casa da Ópera é de 1.770.
A antiga Vila Rica tem em seu centro a Praça Tiradentes, que no fim da tarde de domingo estava assim antes da chuva.
E Ouro Preto tem muitas igrejas, claro. Visitar cada uma delas sai um pouco caro, já que tudo por aqui é pago. Mas você pode ver as igrejas por fora, ou de longe. Entrei em algumas hoje, mas é proibido fotografar a parte interna.
A Casa dos Inconfidentes fica afastada do centro e é um dos poucos lugares gratuitos.
Da Casa dos Inconfidentes foram feitas as fotos abaixo.
Há vários pontos da cidade de onde se tem uma vista panorâmica. Como da Igreja Santa Efigênia e na estrada que leva a Mariana.
Com o Zoom da câmera é possível fotografar as igrejas e outros prédios maiores.
O Zoom também serve para aproximar igrejas afastadas.
O bom mesmo quando se está em Ouro Preto é caminhar, caminhar e caminhar.
Na Praça Tiradentes você pode contratar um guia e fazer um passeio acompanhado de quem conhece bem a região.
Quando cansar, tome uma água, sente em algum lugar e aprecie a paisagem.
Já estive em Ouro Preto várias vezes e nunca canso. Espero voltar novamente. Para acompanhar mais fotos, me siga no Instagram. Ou no Twitter. No próximo post, um pouco de Tiradentes e São João del Rey.