A Estrada Real é um dos roteiros históricos de Minas Gerais. A estrada foi construída ainda no tempo do império e passa por algumas das principais cidades históricas. Um dos trechos leva a São João del Rey e Tiradentes, que fica ao lado. São João del Rey é a terra de Tancredo Neves. Cidade muito voltada à religiosidade, tem 5 grandes igrejas na área central. Teve grande importância na história mineira e do país e hoje é um dos principais pólos de turismo de Minas. Assim como Ouro Preto, São João Del Rey tem muitos casarões antigos, mas é mais fácil caminhar aqui, porque há menos ladeiras. Em vez de falar sobre a cidade, melhor postar fotos.
A igreja que aparece na primeira foto é da do Carmo, uma das maiores da cidade. Abaixo, a igreja das Mercês.
Para conhecer melhor a cidade, é bom contratar um guia. Ou então peça um mapa no hotel e saia a caminhar. Outra das igrejas é a do Rosário.
São João del Rey é também terra dos doces. Há muitas lojinhas que oferecem doces caseiros. Também é bom de comprar cachaça por aqui. Na foto abaixo o Solar dos Neves, a casa onde morou Tancredo.
Na foto acima a igreja de São Francisco de Assis. A cidade é separada por um valão, com 2 pontes para passagem de carros no centro, a do Rosário e a da Cadeia.
Nas fotos acima aparece ao fundo a igreja de Pilar.
Mesmo não tendo muitas ladeiras, é preciso fôlego para caminhar pelo centro histórico. Na foto abaixo a rua das casas tortas. Perceba como as paredes são bem tortas mesmo.
São João del Rey tem uma boa rede de hotéis.
A poucos quilômetros da cidade de Tancredo Neves fica Tiradentes, que embora tenha este nome, não é a terra onde nasceu o famoso inconfidente. Tiradentes tem também uma boa rede de hotéis, um deles é a Pousada Vila Real, que fica bem na entrada da cidade para quem chega pela BR. É logo depois da ponte do Rio Das Mortes, a esquerda, ao lado de uma parada de ônibus. Um prédio branco com amarelo. A pousada tem duas piscinas, sendo uma térmica.
Os quartos são ótimos, bem espaçosos e bem decorados. Além disso, há muitos espaços especiais dentro da área da pousada.
Tem estacionamento e café da manhã.
Nos fundos da pousada passa o Rio das Mortes, que sobe bastante em época de enchentes.
A pousada fica a 10 minutos de caminhada do centro de Tiradentes. Para curtir o centro desta cidade que é uma das mais legais de Minas, melhor deixar o carro na garagem da pousada/hotel. O negócio é caminhar, caminhar e caminhar. Vale a pena.
Você pode fazer um passeio de charrete, que o guia vai mostrando os lugares interessantes e contando histórias. Depois, faça o mesmo passeio a pé e curta Tiradentes.
De sexta a domingo a cidade fica mais movimentada. Tem muito turista e muito carro. Na última vez que estive lá foi numa quinta-feira e o movimento estava menor. Foi possível fotografar sem carros na frente das casas.
Mesmo em dias nublados a cidade é bonita.
Tiradentes tem um calçamento bem antigo no centro, onde não é aconselhável trafegar de carro.
A cidade é tranquila e segura inclusive para um passeio à noite.
Se você visitar Minas, Tiradentes obrigatoriamente deve estar no roteiro.
Ainda em Minas e na Estrada real, logo depois de São João del Rey em direção ao Norte, fica a cidade de Lagoa Dourada, conhecida como a Terra do Rocambole. Há mais de 100 anos, um libanês inventou a receita do rocambole recheado com doce de leite e ficou famoso. Hoje há várias lanchonetes na beira da estrada que se intitulam a criadora do verdadeiro rocambole, mas o original é este:
Vale a pena experimentar o rocambole, que é gostoso demais…
O quadro na parede conta a história do rocambole.
A cidade de Lagoa Dourada tem praticamente uma rua, que é também a estrada real.
Lagoa Dourada fica a 36 km de São João del Rey.
Curta também as fotos do Blog no Instagram, no Twitter e no Facebook.