A Serra do Cipó é considerada hoje uma das principais províncias turísticas do estado de Minas Gerais. Não fica muito longe de BH, o que explica o sucesso da região. Está a uns 100 Km de distância. Perfeito para um passeio prolongado de fim de semana. Serra do Cipó não é uma cidade, mas um distrito de Santana do Riacho. Fica junto ao Parque Nacional da Serra do Cipó, um lugar muito procurado por pessoas que curtem o Turismo Aventura. Na região também ficam muitas cascatas e cachoeiras que atraem turistas para um banho de rio, mas estas ficam em áreas privadas e cobram a entrada. Cerca de R$ 60 por pessoa para passar o dia. O bom na Serra do Cipó é ficar numa pousada com piscina e descansar. Eu fiquei na Village da Serra, a poucos metros do centrinho do Distrito. Uma ótima pousada, com cabanas bem espaçosas.
Na chegada ao Distrito, perto da entrada do parque, ainda na rodovia, o visitante passa pela ponte e já percebe a beleza da região.
Como infelizmente a maioria dos locais para visitar é pago, optei por uma caminhada pelo Parque Nacional, que tem entrada gratuita. O lugar é muito bonito.
O parque tem diversas atrações, como cachoeiras e cascatas, algumas bem distantes. Na entrada há um aluguel de bicicletas, para quem não quer caminhar, mas acho que a maioria dos visitantes prefere fazer o passeio a pé.
Para quem vai caminhar no parque: leve muita água, lanche e um boné ou chapéu, porque as trilhas são a céu aberto.
A estrada que leva ao parque é ruim em alguns trechos. São poucos quilômetros, pelo menos. E o engraçado é que tem lombada…
Em Serra do Cipó há uma boa estrutura para atender o turista. Bares, restaurantes, padarias, super mercado, agências bancárias, etc. E as pousadas são muitas. Algumas ficam bem afastadas do centrinho. A serra do Cipó não é um dos lugares mais bonitos de Minas, mas para quem está passeando pela região, vale a pena conhecer. Para curtir as fotos do Blog, confira o perfil no Instagram.