Aqui no Rio Grande do Sul tem um pessoal que viaja de uma maneira especial. São 4 casais de Ibirubá e Selbach que circulam por aí de Fusca.
O Fusca sempre foi o Xodó dos brasileiros, o primeiro carro de muito motorista que anda por aí. Eu inclusive. Pois viajar de Fusca ainda é possível e, segundo os aventureiros que conheci, muito prazeroso.
Os Fuscas são preparados para viagens. Tem o capô semi-aberto para facilitar a entrada de ar.
E não são Fuscas comuns, não. São cheios de detalhes.
Um dos viajantes que encontrei é o Elvis José Alves, um advogado de Ibirubá. Ele disse que normalmente viaja para participar de encontro de carros antigos, mas algumas vezes as viagens são para fazer turismo mesmo. Uma dessas viagens foi para a Argentina, que rendeu até um episódio interessante. Os 4 fuscas estiveram na cidade de Posadas, na fronteira com o Paraguai. Para visitar a cidade de Encarnacion, do outro lado do Rio Paraná, os 4 casais deixaram os carros na Argentina e fizeram a travessia de trem. Na volta, foram surpreendidos pela atitude dos guardas da imigração argentina, que simplesmente abandonaram o serviço para tirar fotos com os Fuscas. Eles contam que os guadras faziam poses e pediam para serem fotografados, enquanto as pessoas que tentavam atravessar a fronteira esperavam na fila na aduana… Nesta viagem participaram 11 Fuscas, um Opala e um Santana, todos parceiros do mesmo grupo.
Mesmo viajando com carros bem antigos – são da década de 70 – dificilmente o pessoal enfrenta grandes problemas. Eles sempre levam peças para reposição. Uma vez faltou combustível por um erro de cálculo. Os adesivos comprovam as diversas viagens feitas por aí.
Além do Elvis, também viajam de Fusca a Julia Blanck, o Fernando Weber, o Julio Campos, a Daiara Campos, a Graciela klein de Campos, o Guilherme Trein Peukert e a Leticia de Campos Peukert. Foram feitas algumas correções graças às informações enviadas pelo Julio Campos e pelo Fernando Weber. Que todos eles continuem fazendo viagens de Fusca e outros carros antigos por aí.
As fotos acima foram feitas na Casa do Tomate nos Caminhos de Pedra, em Bento. Um dos muitos lugares para se visitar neste roteiro. Você sabia que lá tem até Sorvete de Tomate? Confira também as fotos do blog no Instagram.
Muito legal Marcos, espero que continue com esse trabalho mostrando as riquezas do nosso estado.
CurtirCurtir
Pingback: Gaúchos vão à Copa da Rússia num Fusca 68 | Viajando com MarcosH