A vinícola que também é um Museu

No último fim de semana passei por Faria Lemos, em Bento. Lembrei que por lá tem uma vinícola que é um verdadeiro museu a céu aberto. É a Dal Pizzol, onde o visitante tem a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história do vinho. A vinícola foi criada em 1974 justamente a partir de uma proposta diferenciada que privilegia a produção controlada. No local, antes funcionava uma olaria. A vinícola é comandada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol.

DSCN5278

A Dal Pizzol se dedica ao vinho há 13 gerações, sendo sete delas no Vêneto (Itália) e seis no Brasil. Fica localizada no Distrito de Faria Lemos, em Bento. A entrada é pela RS-431, a estrada que leva a Dois Lajeados, logo depois do posto de combustível. Há placas indicando o caminho. Pagando um ingresso de R$ 10, o visitante pode passear à vontade pelo Ecomuseu da Cultura do Vinho. Além de vinhedos, há alguns animais circulando pela área.

DSCN5298

DSCN5299

DSCN5303

DSCN5306

DSCN5309

DSCN5316

A vinícola tem 80 mil metros quadrados e compreende lagos e áreas verdes e visa consolidar a tradição secular e milenar da civilização do vinho na região da Serra Gaúcha, principalmente como um atrativo para o enoturismo. Entre as atrações:

Vinhedos do Mundo

O Ecomuseu abriga cerca de 400 variedades de uvas, de 30 países, chamado Vinhedo do Mundo, uma verdadeira relíquia à disposição dos visitantes.
Hoje, o Vinhedo do Mundo é considerado uma das três maiores coleções de uvas privada do planeta, a maior da América Latina.

DSCN5290

Enoteca
A Enoteca, localizada em um antigo forno da olaria, conservado e restaurado, guarda os vinhos produzidos pela empresa da família desde sua fundação em 1974.

DSCN5287

DSCN5288

Vinhedo do Imigrante

Répllica do primeiro vinhedo construído pelos imigrantes Venetos e trentinos. Dois dos exemplares de videiras tem mais de 60 anos e foram transplantados de um velho vinhedo. No varejo, é feita a degustação dos produtos que estão à disposição dos clientes.

DSCN5284

DSCN5285

Há um restaurante, mas o funcionamento é com agendamento para grupos de no mínimo dez pessoas. A Dal Pizzol oferece, no entanto, o Piccolo Piacere, uma verdadeira experiência sensorial única, na qual os visitantes podem degustar um bom vinho e comidinhas especiais ao ar livre. É possível desfrutar o ‘Piccolo Piacere’ em bancos e mesas feitos de paletes, de pipas e de cepos de árvores seja à beira de lagos, à sombra de árvores, entre a Enoteca e os lagos. O Kit é preparado na hora pelas funcionárias que atendem no varejo.

DSCN5279

DSCN5286

DSCN5292

DSCN5297

DSCN5304

DSCN5307

DSCN5308

DSCN5310

DSCN5317

DSCN5319

DSCN5321

DSCN5322

A vinícola faz parte da Rota das Cantinas Históricas, distante 11 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. Este projeto é composto por propriedades rurais que retratam a vida cotidiana dos imigrantes italianos que se instalaram nas encostas de Faria Lemos e lá cultivam a videira e seus costumes há mais de 130 anos. Para chegar a Faria Lemos é preciso pegar a BR-470 em direção a Veranópolis. Curta também meu perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s