Algumas estradas da região Noroeste gaúcha fazem a viagem se tornar uma verdadeira aventura. Uma dessas estradas fica entre as cidades de Ajuricaba e Palmeira das Missões. Para chegar a Ajuricaba tudo bem, é asfalto. Na chegada, esta capela que é uma das mais antigas da região. De 1909.
A igreja principal de Ajuricaba tem uma forma diferente.
De Ajuricaba começa a viagem aventura, até Nova Ramada. Estrada de chão. Depois que sai da principal, praticamente não tem sinalização. Ao chegar a Nova Ramada, o visitante descobre que na verdade é a localidade de Barro Preto. A sede do município fica uns 2 km adiante.
Para sair de Nova Ramada o melhor é seguir em direção a Santo Augusto, que uns 12 km depois tem asfalto, mas meu destino era a região de Palmeira das Missões. A viagem de mais de 60 km foi por estrada de chão, com pista irregular. Se fosse apenas terra, tudo bem, mas tinha muitas pedras.
Uma paisagem do Noroeste gaúcho.
Depois do almoço tardio na periferia de Palmeira, seguindo para o próximo destino, a cidade de Chapada. Depois de uma estrada de chão não tão ruim como a anterior, a descoberta. Chapada é uma bela cidade, bem organizada. Terra de alemães e italianos.
Não é a toa que cidades colonizadas por imigrantes alemães e italianos são bem mais organizadas. Basta percorrer a Serra Gaúcha para perceber isso. Mais fotos de minhas viagens lá no Instagram. Ou no Twitter.