Imagens da Serra Gaúcha na novela Tempo de Amar

A Globo adora gravar cenas de novelas na serra gaúcha. A novela Tempo de Amar que estreou nesta semana tem várias cenas gravadas na região de Bento e Garibaldi. Um dos locais é a Villa Fitarelli, que fica em Garibaldi perto do Vale dos Vinhedos, em Bento. É um lugar pouco conhecido, porque é fechado ao público. Antigamente havia uma placa na entrada, que hoje foi retirada. Não sei porque.

DSCN4000 (Copy)

DSCN3999 (Copy)

DSCN4001 (Copy)

O projeto da Villa é resultado do trabalho de Luiz Fitarelli, um veterinário apaixonado por objetos antigos, nos quais trabalha na restauração. A Villa é um verdadeiro museu a céu aberto. Casas originais dos imigrantes italianos foram desmontadas e reconstruídas lá. O resultado é uma verdadeira vila italiana do fim do século 19 e começo do século 20.

DSCN3964 (Copy)

DSCN3968 (Copy)

DSCN3976 (Copy)

Estão lá uma igreja com seu campanário, uma ferraria, um moinho e até uma vinícola.

DSCN3973 (Copy)

DSCN3972 (Copy)

DSCN3977 (Copy)

DSCN3981 (Copy)

Além disso, Luiz Fitarelli tem uma coleção de mais de 8 mil objetos relacionados à colonização italiana. O objetivo dele com a criação da Villa é fazer com que as pessoas entendam um pouco da história da imigração italiana e como era a vida desses imigrantes.

DSCN3965 (Copy)

DSCN3994 (Copy)

DSCN3995 (Copy)

A vinícola vai servir de casa para eventos no futuro.

DSCN3988 (Copy)

DSCN3989 (Copy)

DSCN3996 (Copy)

A Villa Fitarelli já serviu de cenário para outra novela: Além do Tempo, a minissérie Decameron e um comercial da Coca Cola, além do curta gaúcho, da RBS TV, “Para ficar na História”. Para o comercial da Coca cola veio da Itália o diretor de fotografia do filme Cinema Paradiso.

DSCN3974 (Copy)

DSCN3979 (Copy)

DSCN3984 (Copy)

Para que a Villa seja aberta à visitação, falta melhorar o fornecimento de energia elétrica, por exemplo, já que a intenção do Sr.Luiz é fazer com que os objetos por ele restaurados funcionem, como na ferraria e na serraria.

DSCN3990 (Copy)

DSCN3991 (Copy)

DSCN3992 (Copy)

Por enquanto, quem passa de carro por lá pode apenas fazer algumas fotos, do lado de fora. Ou fazer como o casal catarinense  Waldir e Keka. Os dois são de Tubarão e vieram passear no RS em outubro de 2016, quando passei por lá. Deixaram o carro no hotel e saíram para pedalar pela região do Vale dos Vinhedos e descobriram a Villa.

DSCN3969 (Copy)

O Sr.Luiz Fitarelli também trabalha na restauração de móveis antigos. Para entrar em contato com ele é só ligar: 54 3462 3184 ou 54 9972 1288. Mas voltando à novela Tempo de Amar. Há cenas gravadas nos pessegueiros da Casa da Confecção, no Caminhos de Pedra.

casa1

Caminhando pelo terreno o visitante encontra uma cascata escondida.

casa2

Outras cenas da novela foram gravadas na Vinícola Strapazzon, também nos Caminhos de Pedra, que já cenário do filme O Quatrilho.

vini2

vini1

E claro que não podiam faltar imagens da tradicional Casa da Erva mate, nos Caminhos de Pedra também.

erva

A novela Tempo de Amar tem ainda muitas cenas gravadas em outros locais da Serra Gaúcha. E eu também tenho fotos postadas no Instagram. E tenho conta no Twitter.

Um comentário sobre “Imagens da Serra Gaúcha na novela Tempo de Amar

  1. A Vila Fitarelli é uma demonstração digna de preservação comprometida com a verdade de registros históricos. O exemplo de Luiz Henrique – homem de rara sensibilidade – quando resgata objetos, casas inteiras e reconstrói-as, é mais um exemplo que extrapola o sentimento própria de preservar a memórias; é abrir caminhos para estudos de outros povoamentos através da antropologia de outras etnias no estado do Rio Grande do Sul e que compõe o riquíssimo mosaico cultural gaúcho.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s